MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Exclusiva - Advogado mais jovem do Brasil nos EUA conta segredo do sucesso
Entrevista | Exclusiva

Exclusiva - Advogado mais jovem do Brasil nos EUA conta segredo do sucesso

Para Mateus Costa Ribeiro, um advogado deve se posicionar bem e ser muito bom em uma área, "enquanto que, fazer mais do mesmo, isso tem outras 20 mil pessoas oferecendo".

Da Redação

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Atualizado às 14:13

Atualmente, o Brasil conta com mais de 1 milhão de profissionais cadastrados na OAB. Dentre o número expressivo de advogados, destaca-se Mateus Costa Ribeiro: o mais jovem advogado do Brasil e, mais recentemente, o mais jovem a poder atuar nos EUA em 36 dos 50 Estados americanos. 

Tais feitos brilham os olhos daqueles que almejam uma carreira bem-sucedida na advocacia. Quais foram, então, os passos cruciais de Mateus para o sucesso? Migalhas perguntou esta e outras questões diretamente para o advogado em entrevista exclusiva.

De acordo com Mateus Costa Ribeiro, um advogado deve se posicionar bem e ser muito bom em uma área, "enquanto que, fazer mais do mesmo, isso tem outras 20 mil pessoas oferecendo".

Jovem trajetória

trajetória acadêmica de Mateus começou em 2014, quando foi aprovado no vestibular da UnB com apenas 14 anos. Ele não poderia matricular-se na universidade, porque ainda cursava a 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental. Mas uma liminar permitiu que ele entrasse na faculdade, contanto que passasse em uma prova com conteúdo do ensino médio: em 24 horas, devorou três anos de matérias escolares e concluiu a etapa.

Em julho de 2018, com apenas 18 anos, ele foi aprovado no Exame de Ordem e recebeu sua carteira profissional, tornando-se o advogado mais jovem do país. Mas as conquistas não param por aí.

Em novembro do mesmo ano, Mateus realizou sua primeira sustentação oral no STF, consagrando-se como o advogado mais jovem a subir à tribuna da Corte para sustentar oralmente.

Em sua lista de realizações precoces soma-se, ainda, o título de mestre na Universidade de Harvard.

De berço

Os primeiros passos rumo à advocacia foram dados ainda antes do vestibular, aos 10 anos de idade. Na tentativa de escapar de um castigo, ele impetrou um habeas corpus para poder assistir ao jogo do Corinthians. Mateus é filho de um casal de advogados e aderiu à influência que também já tinha atingido os dois irmãos mais velhos.

Confira a entrevista da família à TV Migalhas, em 2018:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas