MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Prazo recursal de acórdão publicado um dia antes da reforma trabalhista é contado em dias corridos
Reforma trabalhista

TST: Prazo recursal de acórdão publicado um dia antes da reforma trabalhista é contado em dias corridos

Trabalhador contou prazo em dias úteis para recorrer de decisão publicada em 10/11/2017.

Da Redação

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Atualizado às 08:21

A SDI-1 do TST negou provimento a agravo de empregado e considerou que recurso interposto contra decisão publicada um dia antes da vigência da lei 13.467/17 - reforma trabalhista - foi apresentado fora do prazo por ter sido contado em dias úteis pela parte.

t

O colegiado entendeu que, embora a reforma trabalhista tenha alterado a contagem para que ela fosse feita em dias úteis, a decisão objeto do recurso havia sido publicada em 10 de novembro de 2017, um dia antes da vigência da lei; logo, o prazo recursal deveria ter sido contado em dias corridos.

A ação trabalhista foi ajuizada por um trabalhador que requereu indenização por danos morais e materiais por doença relacionada ao trabalho. A empresa foi condenada, mas, em agosto de 2017, a 6ª turma do TST retirou a condenação por danos materiais. Contra esta decisão, publicada em 10/11/2017, o trabalhador opôs embargos de declaração no dia 20 de novembro do mesmo ano. No entanto, a turma considerou os embargos intempestivos por terem sido opostos fora do prazo de cinco dias corridos, que se encerrou em 17/11/2017.

Agravo

Ao analisar o caso, a SDI-1 ponderou que o acórdão recorrido foi publicado um dia antes da entrada em vigor da lei 13.467/17, "de forma que os embargos de declaração interpostos seguem a contagem de prazo em dias corridos, nos termos da regra prevista no art. 775 da CLT vigente à época da publicação do acórdão".

Segundo o colegiado, dessa forma, não há como aplicar-se a contagem de prazo em dias úteis, já que, com base no princípio "tempus regit actum", incide o artigo 775 da CLT na redação anterior à lei 13.467/17.

Assim, o colegiado negou provimento ao agravo interposto pelo trabalhador, afastando a contagem em dias úteis para o prazo recursal.

"Não havendo, nos autos, qualquer elemento que indique a suspensão dos prazos processuais, imperioso concluir que a contagem do prazo de 5 (cinco) dias contínuos iniciou-se em 10.11.2017, contando-se a partir do primeiro dia útil subsequente à data da referida publicação, e findando em 17.11.2017."

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...