MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE: Cláusula de barreira vale para legislatura de 2019 a 2022
Cláusula de barreira

TSE: Cláusula de barreira vale para legislatura de 2019 a 2022

Plenário do TSE considerou que resultado das eleições deste ano vale para aplicação da cláusula, instituída pela EC 97/17.

Da Redação

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Atualizado às 08:14

Nesta terça-feira, 18, o plenário do TSE decidiu que o resultado das eleições de 2018 para a composição da Câmara dos Deputados deverá ser considerado para aplicação da cláusula de barreira na legislatura de 2019 a 2022. A decisão foi unânime.

t

Ao analisar consulta formulada pelo Partido Social Democrata Cristão – PSDC, o relator, ministro Jorge Mussi explicou que a EC 97/17, que instituiu a cláusula de barreira, estabeleceu uma regra de transição dividida em três etapas até a implementação definitiva do mecanismo a partir das eleições de 2030.

O relator pontuou que, em regra, o TSE não conhece de consulta em ano eleitoral, mas defendeu a análise do tema pelo plenário da Corte, uma vez que ele terá repercussão já a partir de 2019.

“A primeira etapa da regra de transição instituída pelo artigo 3º, inciso I, alíneas a e b, da Emenda Constitucional 97, relativa à cláusula de desempenho imposta aos partidos políticos, aplica-se para a legislatura de 2019 a 2022, na Câmara dos Deputados, considerando-se o resultado das eleições de 2018.”

Segundo Mussi, considerando que os incisos I, II e III do parágrafo único do artigo 3º da EC 97/17 estabelecem três gradações transitórias de cláusula de desempenho antes das eleições de 2030, “tais regras se aplicam já, a partir das eleições de 2018 (inciso I), passando pelas eleições de 2022 (inciso II), e pelas eleições de 2026 (inciso III), vindo incidir nas eleições de 2030 os percentuais e quantitativos estabelecidos no artigo 17, parágrafo 32º da Constituição de 1988”.

Dessa forma, o relator entendeu que, caso tais regras tivessem início apenas a partir do desempenho dos partidos nas eleições de 2022, a cláusula de barreira não estaria inteiramente consolidada nas eleições de 2030, conforme definido no caput do artigo 3º da EC 97/17.

O ministro explicou ainda que, nas eleições gerais de 2030, somente terão direito a recursos do Fundo Partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei, os partidos políticos que alternativamente obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma delas; ou que tiverem elegido pelo menos 15 deputados Federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação.

O entendimento foi seguido à unanimidade pelo plenário do TSE.

Cláusula de barreira

Também conhecido como cláusula de desempenho, o mecanismo foi instituído pela EC 97/17. A emenda estabeleceu uma regra de transição dividida em três etapas até a implementação definitiva da cláusula a partir das eleições de 2030. A primeira etapa está prevista nas alíneas “a” e “b” do inciso I do parágrafo 1º do artigo 3º. Esses dispositivos estabelecem que, na legislatura seguinte às eleições de 2018, só terão acesso aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo da propaganda gratuita os partidos que obtiverem, no pleito para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas (alínea “a”); ou que tiverem elegido pelo menos nove deputados distribuídos em, pelo menos, um terço dos Estados (alínea “b”).

Informações: TSE.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista