MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ pode julgar temas com repercussão geral pendentes de julgamento no Supremo
Corte Especial

STJ pode julgar temas com repercussão geral pendentes de julgamento no Supremo

A decisão é da Corte Especial em questão de ordem julgada nesta sexta-feira, 1º.

Da Redação

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Atualizado às 18:26

A Corte Especial do STJ decidiu que o Tribunal pode julgar temas com repercussão geral reconhecida pelo STF, mas que ainda estão pendentes de julgamento. Por unanimidade, os ministros acompanharam o voto do relator, ministro Herman Benjamin, em questão de ordem julgada nesta sexta-feira, 1º. 

t

A controvérsia gira em tornos dos casos em que a repercussão geral foi reconhecida na vigência do CPC/73 e aquelas em que o relator do recurso no STF não determinou a suspensão do andamento de processos idênticos no Judiciário.

No pano de fundo dois REsps (1.202.071/SP e 1.292.976/SP) nos quais discute-se a possibilidade de contratação de escritórios de advocacia sem licitação pelo Poder Público. A temática está sob repercussão geral no Supremo - tema 309 - e o relator, ministro Dias Toffoli, indeferiu o pedido de sobrestamento dos feitos por entender que a repercussão geral não significa paralisação instantânea e inevitável de todas as ações que versem sobre a mesma temática. 

O CPC/15 estabelece no artigo 1.035, parágrafo 5º, que rconhecida a repercussão geral, o relator no STF determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

No tocante a interpretação do dispositivo, o ministro Herman destacou que Supremo decidiu a controvérsia em 2017, destacando que a suspensão do processamento previsto no artigo 1.035 não é decorrência necessária do reconhecimento da repercussão geral, "tendo o relator do recurso paradigma a faculdade de determinar ou não tal sobrestamento".

Para ele, o "sobrestamento do tramite de centenas de milhares de feitos por todo o país, por tempo indefinido, não coaduna com os princípios da eficiência e do acesso ao judiciário, especialmente quando há possibilidade de o relator no Supremo estipular a suspensão dos feitos em que o andamento possa causar incerteza jurídica".

Desta forma, votou no sentido de que o sobrestamento dos processos no STJ não é automático e depende de decisão expressa do relator. O entedimento foi acompanhado por unanimidade pela Corte Especial.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...