MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Suspensa contratação de vigilantes para atuarem no Carnaval paulistano
Liminar

Suspensa contratação de vigilantes para atuarem no Carnaval paulistano

Liminar em MS é do juiz do Trabalho Marco Antonio dos Santos, da 27ª vara de São Paulo/SP, que determinou que contratação seja feita de acordo com critérios legais.

Da Redação

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Atualizado às 08:21

O juiz do Trabalho Marco Antonio dos Santos, da 27ª vara de São Paulo/SP, deferiu liminar em MS para suspender seleção e contratação de vigilantes, pela prefeitura de São Paulo, para atuarem no Carnaval paulistano.

Consta nos autos que a prefeitura anunciou processo de seleção de mais de 1 mil pessoas para trabalhar no Carnaval, incluindo vigilantes para atuarem no Sambódromo do Anhembi durante a festividade.

t

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Vigilância e Segurança e Similares de São Paulo - Seevissp impetrou MS requerendo a suspensão do ato. Segundo o sindicato, o anúncio da prefeitura apresenta irregularidades e não respeita a legislação vigente pertinente à categoria, e não esclarece requisitos necessários para o exercício da função conforme as normas específicas que a regem.

Ao analisar o caso, o juiz ponderou que a categoria dos vigilantes contra com regramento específico, sendo necessário, conforme estabelece a lei 7.102/83, que o vigilante tenha pelo menos 21 anos de idade, tenha frequentado curso de vigilante realizado por empresas especializadas, seja autorizado legalmente a exercer a profissão, não tenha antecedentes criminais e esteja em dia com obrigações eleitorais, entre outras.

Ao ponderar as previsões da lei 7.102/83, o magistrado entendeu que a prefeitura não observou a exigência de todos os critérios legais para o exercício da atividade ao divulgar a contratação de vigilantes para o Carnaval, "o que ampara o fundado receio de dano irreparável não somente para os contratados, mas também para o público presente no evento".

Segundo o juiz, a contratação conforme consta no ato da prefeitura seria efetivada por meio de empresas interpostas e não por empresas especializadas como determina a lei, "caracterizando irregularidade na contratação dos respectivos profissionais".

Assim, concedeu a liminar para suspender os atos de contratação pela prefeitura de vigilantes para o Carnaval, e determinou que sejam contratados profissionais por meio de empresas especializadas de segurança privada regularizadas ou cadastrados no sindicato impetrante.

O sindicato que impetrou o MS foi patrocinado pelo escritório Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais.

____________

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...