MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulheres representam menos de 35% da magistratura do Brasil
Dia Internacional da Mulher

Mulheres representam menos de 35% da magistratura do Brasil

Levantamento é relativo a juízas de 1º e 2º graus. Nas Cortes Superiores, número é ainda menor: 18,5%.

Da Redação

sexta-feira, 8 de março de 2019

Atualizado às 09:31

Mulheres representam apenas 35% dos juízes de 1º e 2º grau no país. Número foi revelado em recente pesquisa realizada pela AMB, que mostrou perfil da magistratura brasileira.

t

Dos 2.975 magistrados de 1º grau participantes da pesquisa, apenas 36,7% são mulheres. No 2º grau, o cenário é ainda pior para a representatividade feminina: somente 21,2% são mulheres.

Veja os dados em cada ramo da Justiça:

t

Nos tribunais Superiores, o quadro é ainda pior para elas: as mulheres representam apenas 18,5% do total de ministros.

t

Em um levantamento feito nos Tribunais de Justiça, é possível observar que, na maioria dos Estados, as desembargadoras não passam de 30%. Em apenas um deles o número de mulheres ultrapassa o de homens: no Pará. 

Nos maiores TJs, em termos de vagas, a participação feminina também é baixa: em SP, são 29 entre os 360 desembargadores (8%); já no RJ, são 59 mulheres entre os 180 desembargadores (33%). Veja os dados em cada Estado:

t

Queda na participação feminina

A pesquisa da AMB também revela que o período de maior entrada das mulheres na magistratura se deu entre 1990 e 1999 e entre 2000 e 2009. Nesses dois intervalos de tempo, as mulheres chegaram a representar, respectivamente, 38% e 41% do total de juízes ingressantes no 1º grau da carreira.

Nos últimos anos, porém, entre 2010 e 2018, o percentual de ingresso de mulheres caiu para cerca de 34%, evolução também percebida pela recente pesquisa do CNJ (2018). Portanto, no que se refere à tendência à feminização, o movimento ascensional em flecha que havia sido detectado há vinte anos, vem perdendo sua força desde 2010.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...