MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ da Câmara aprova inclusão de princípio da insignificância no Código Penal
Penal

CCJ da Câmara aprova inclusão de princípio da insignificância no Código Penal

Texto será analisado pelo plenário.

Da Redação

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Atualizado às 10:20

Nesta quinta-feira, 27, a CCJ e a Comissão de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovaram o PL 6.667/06, que prevê a inclusão do princípio da insignificância no Código Penal.

t

Princípio da insignificância

O princípio isenta de pena quem comete crime considerado de menor potencial ofensivo. Conforme o texto, não haverá crime quando o agente praticar fato cuja lesividade é insignificante.

Neste sentido, caberá ao juiz observar quatro condições para que seja reconhecido o princípio: a mínima ofensividade da conduta do réu, ausência de periculosidade social da ação, reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica cometida.

De acordo com a justificativa do projeto, o Direito Penal tem por finalidade definir as condutas mais reprováveis ocorridas em sociedade, estabelecendo penas e medidas de seguranças aos infratores e, por isso, "não se pode definir como infração penal toda e qualquer conduta, mas somente aquelas que atinjam os bens jurídicos de maior importância e vitais ao convívio em comunidade"

O texto será apreciado pelo plenário da Câmara e, caso seja aprovado, seguirá para o Senado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas