MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Sócios em comum não bastam para caracterização de grupo econômico
Justiça do Trabalho

TST: Sócios em comum não bastam para caracterização de grupo econômico

Decisão foi unânime na 2ª turma.

Da Redação

terça-feira, 2 de julho de 2019

Atualizado às 12:27

A 2ª turma do TST afastou a responsabilidade solidária de uma empresa condenada em reclamação trabalhista por ter sido considerada como pertencente a um grupo econômico de uma outra sociedade, pelo simples fato de haver um único sócio em comum entre elas.

No caso, o juízo da 11ª vara do Trabalho de SP concluiu pela existência de grupo econômico entre as empresas com base na identidade societária, condenando-as ao pagamento da condenação de forma solidária. O TRT da 2ª região manteve a decisão de primeira instância intacta com relação a configuração de grupo econômico.

Já o TST deu razão à empresa recorrente, afastando a existência de grupo econômico e, por consequência, a sua responsabilidade solidária, em votação unânime.

t

A relatora, ministra Delaíde Miranda Arantes, mencionou expressamente que a jurisprudência da Corte se orienta no sentido de que, "para a configuração de grupo econômico, não basta o simples fato de haver sócios em comum, sendo necessário que exista relação hierárquica entre elas ou efetivo controle exercido por uma delas, o que, na hipótese dos autos, não restou evidenciado".

O entendimento do Tribunal de que não basta a mera identidade de sócios para se configurar o grupo econômico foi ratificada pela lei 13.467/17, que acrescentou o §3º ao art. 2º da CLT.

As advogadas Gabriella Betarello e Gisele de Almeida Weitzel, do escritório Fernandes e Abreu | Advogados, atuaram na causa pela empresa.

  • Processo: 1000847-14.2016.5.02.0011

Veja a decisão.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas