MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TCU: Paulo Guedes tem 24 horas para explicar se Coaf investiga Glenn Greenwald
Revelações - Lava Jato

TCU: Paulo Guedes tem 24 horas para explicar se Coaf investiga Glenn Greenwald

Roberto Leonel de Oliveira Lima, presidente do Coaf, também deverá se manifestar no mesmo prazo.

Da Redação

sábado, 6 de julho de 2019

Atualizado às 14:57

Nesta sexta-feira, 5, o ministro Bruno Dantas, do TCU, deu um prazo de 24 horas para que o ministro da Economia Paulo Guedes e Roberto Leonel de Oliveira Lima, presidente do Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras, respondam se o jornalista Glenn Greeenwald está sendo investigado pelo órgão de controle.

t

O subprocurador-Geral MP/TCU, Lucas Rocha Furtado, propôs representação após rumores de que o Coaf estaria analisando as movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

A suspeita é de que as investigações seriam realizadas a pedido da PF e teriam o objetivo de verificar qualquer movimentação atípica que pudesse estar relacionada à invasão dos celulares de agentes públicos envolvidos com trabalhos da operação Lava Jato.

Para o subprocurador, os rumores, se confirmados, "podem caracterizar a utilização de recursos humanos e materiais com grave desvio de finalidade e abuso de poder para a realização de atividades ilegítimas voltadas a tolher a liberdade de imprensa, garantida constitucionalmente em nosso país".

Atuação urgente

Ao analisar o pedido, o ministro Bruno Dantas considerou "urgente" a atuação do Tribunal, para "contribuir para o aprimoramento dos processos de trabalho e dos controles do Coaf".

"A apuração detida e imediata dos fatos ocorridos, poderá auxiliar a formação de opinião do Tribunal sobre a matéria, visto que, se confirmadas as informações constantes dos autos, há indícios de que os controles internos do órgão não foram efetivos."

Assim, deu um prazo de 24h para que o ministro da Economia Paulo Guedes e o presidente do Coaf, Roberto Leonel de Oliveira Lima, se manifestem sobre os fatos noticiados, em especial no que diz respeito aos procedimentos e controles internos existentes para deflagrar investigações.

Veja a íntegra do despacho.

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.