MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado concursado da EBC não consegue jornada especial
Trabalhista

Advogado concursado da EBC não consegue jornada especial

O causídico pretendia o reconhecimento do direito à carga horária especial da categoria, de 20 horas semanais

Da Redação

domingo, 14 de julho de 2019

Atualizado em 12 de julho de 2019 11:31

A 8ª turma do TST considerou válida a jornada de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva de um advogado concursado da EBC - Empresa Brasil de Comunicação. Os ministros levaram em conta a previsão do edital do concurso público no qual ele havia sido aprovado.

t

Edital

O empregado, admitido em 2013, sustentou, na reclamação trabalhista, que o plano de cargos e salários editado em 2009 pela empresa determina a aplicação da jornada de 20 horas aos advogados. No seu entendimento, a previsão normativa não pode ser revogada pelo edital do concurso.

Com base no edital, o juízo da 17ª vara do Trabalho de Brasília julgou improcedente o pedido. Todavia, o TRT da 10ª região reconheceu o direito do advogado à jornada de 20 horas semanais e deferiu o pagamento, como extras, das horas de serviço prestado além desse limite.

Estatuto da Advocacia

No exame do recurso da EBC, a relatora, ministra Dora Maria da Costa, observou que o artigo 20 do Estatuto da Advocacia fixa a jornada de trabalho do advogado empregado em no máximo quatro horas diárias ou 20 horas semanais, mas permite a fixação de carga horária diversa na hipótese de acordo ou convenção coletiva ou de dedicação exclusiva. E, de acordo com o artigo 12 do regulamento geral do Estatuto, é considerado como de dedicação exclusiva o regime de trabalho expressamente previsto em contrato individual de trabalho.

Dedicação exclusiva

Segundo a relatora, as regras do edital do concurso são as que regem as condições do contrato de trabalho. No caso, o Tribunal Regional registrou que havia previsão de que o candidato aprovado seria contratado para o módulo semanal de 40 horas, circunstância que afasta a necessidade de que o regime de dedicação exclusiva conste expressamente da carteira de trabalho.

Veja decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas