MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moro omitiu palestra remunerada em prestação de contas, revelam mensagens
Revelações - Lava Jato

Moro omitiu palestra remunerada em prestação de contas, revelam mensagens

De acordo com a Folha de S.Paulo, Moro teria ganhado cachê e não teria incluído tal palestra em sua prestação de contas ao TRF da 4ª região.

Da Redação

domingo, 4 de agosto de 2019

Atualizado às 10:19

O ministro da Justiça, Sergio Moro, não incluiu uma palestra remunerada que deu em setembro de 2016 na prestação de contas de suas atividades ao TRF da 4ª região. É o que revela reportagem da Folha de S. Paulo, em parceria com o The Intercept Brasil, neste domingo, 4.

Segundo o jornal, no dia 22 de maio de 2017, Moro disse a Deltan que um executivo do grupo de comunicação Sinos queria seu contato para fazer um convite:

Sergio Moro: "[.] do Grupo Sinos, lá de Novo Hamburgo, pediu seu contato. Ano passado dei uma palestra lá para eles, bem organizada e bem paga."

Deltan Dallagnol: "Passa sim! Abraços"

t

De acordo com a Folha, o TRF da 4ª região informou que Moro declarou ter participado de 16 eventos externos em 2016, incluindo 9 palestras, 3 homenagens e 2 audiências no Congresso Nacional. Esta  palestra do Grupo Sinos não constava na declaração.

Segundo o jornal, o TRF-4 disse que Moro não declarou nenhuma remuneração pelas palestras que informou ao TRF-4 em 2016. "Estão todas sem constar valor recebido, entendendo-se como gratuitas".

No entanto, segundo apuração da Folha, uma pessoa que participou da organização do evento disse que Moro ganhou pela palestra um cachê entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. 

Declaração obrigatória

De acordo com a resolução 226/16 do CNJ, a participação nos eventos deverá ser informada ao órgão competente do Tribunal respectivo em até 30 dias após sua realização, mediante a inserção em sistema eletrônico próprio, no qual deverão ser indicados a data, o tema, o local e a entidade promotora do evento.

A norma do CNJ não obriga os juízes a declarar se foram remunerados.

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA