MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Promotor parte pra cima de advogado de 84 anos durante sustentação; OAB desagrava
Prerrogativas

Promotor parte pra cima de advogado de 84 anos durante sustentação; OAB desagrava

Em decorrência da agressão, a 12ª Subseção da OAB realizou ato de desagravo em favor de toda a advocacia.

Da Redação

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atualizado em 6 de agosto de 2019 11:43

Como se não bastassem os desafios naturais da profissão de advogado, alguns patronos enfrentam pelo caminho profissional situações adversas quando o assunto é prerrogativa.

O advogado Said Halah, de Ribeirão Preto/SP, viu de perto o desrespeito à profissão. Quando tinha 84 anos, o causídico foi agredido por um promotor em plena sessão do Júri. No começo do mês de agosto, a 12ª subseção da OAB realizou ato de desagravo em favor de toda a advocacia em decorrência do episódio.

Conheça a história:

Detalhes

Ao Migalhas, o advogado, hoje com 89 anos e ainda atuante na profissão, contou que durante sua sustentação oral, o promotor não lhe permitia falar, interrompendo-o sucessivamente. O causídico, então, solicitou ao magistrado que presidia a sessão que fizesse o promotor se conter. "O juiz não tomou nenhuma atitude", relatou. 

As interrupções continuaram e, então, o advogado pediu para o promotor se calar. Posteriormente, segundo Said Halah, o promotor proferiu xingamentos contra sua mãe, desceu da tribuna, empurrando o advogado para agredi-lo. "Ele estava totalmente descontrolado", contou.

Depois do episódio, o advogado preferiu não tomar nenhuma atitude contra o promotor, por temer a nulidade do julgamento. Então, um advogado que presenciou a agressão representou na Ordem pedindo que a OAB tomasse providências em favor de toda a advocacia.

A solenidade de desagravo foi feita no último dia 7 de agosto. O ato foi feito em favor de toda a advocacia.

Ao Migalhas, o causídico disse que se sentiu muito emocionado com a solenidade e que pôde ver que sua classe ainda está viva e que luta pela liberdade e Democracia. 

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas