MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ julga improcedente ACP que buscava impor multa por atraso na entrega de produto
Direito Privado

STJ julga improcedente ACP que buscava impor multa por atraso na entrega de produto

Decisão é da 2ª seção.

Da Redação

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Atualizado às 19:35

A 2ª seção do STJ decidiu nesta quarta-feira, 11, julgar improcedente ACP do MP/SP contra empresa de comércio de material de construção por suposta conduta abusiva ao deixar de constar, no contrato padrão, prazo para cumprimento de entrega do produto e multa moratória para hipótese de atraso.

A decisão do colegiado, a favor da tese da empresa recorrente, foi por maioria a partir do voto da ministra Nancy Andrighi.

Em 1º grau, a ACP foi julgada procedente, decisão mantida pelo TJ/SP. Em sustentação oral, o advogado Celso Mori (Pinheiro Neto Advogados), representando a recorrente, asseverou que a imposição de cláusula contratual (determinando pagamento de multa de 2% da transação no caso da mercadoria não ser entregue no prazo), além da dificuldade operacional - já que o contrato é verbal, no showroom da loja -, violaria previsão expressa do CDC.

"O Ministério Público quer alterar a lei por meio de decisão judicial, com gravíssimo dano à ordem jurídica. (...) Teremos dentro do mercado de construção civil algumas empresas que têm que obedecer regra criada pelo Ministério Público, e outras não, numa assimetria de mercado que é totalmente contrária ao nosso sistema legal. O argumento da reciprocidade não se justifica."

t

A relatora, ministra Nancy Andrighi, lembrou que a controvérsia está em diversas demandas coletivas pois o MP/SP ajuizou ACPs em face de diversas empresas, culminando em soluções judiciais divergentes.

Quanto ao mérito, a relatora concluiu que não há abusividade das cláusulas contratuais firmadas pela recorrente a ponto de exigir uma atuação estatal supletiva.

"A intervenção estatal nos contratos da recorrente não encontra fundamento na legislação consumerista. (...) O vendedor do produto está obrigado a prestar seu serviço no tempo, lugar e forma contratados, e caso incorra em mora, deverá responder pelos prejuízos, juros, atualização monetária e honorários.

A imposição de multa moratória para hipótese de atraso no pagamento da compra é revertida, sobretudo, em favor da instituição financeira que dá suporte à compra dos produtos adquiridos a prazo pelo consumidor. Sob esse ângulo, sequer há reciprocidade negocial a justificar a intervenção judicial."

De acordo com a ministra, a própria legislação já prevê mecanismos de punição daquele que incorre em mora.

Ao acompanhar a relatora, o ministro Raul Araújo fez questão de consignar "já temos economia suficientemente regulamentada no Brasil". "A pretensão deduzida pelo Ministério Público nesta ACP, a meu ver, é a de impor o seu achismo. Ele acha justo que tenha multa para essas situações. Estaríamos desequilibrando as relações econômicas. Não precisamos desse tipo de intervenção ministerial na economia."

A decisão da seção foi por maioria, vencidos os ministros Sanseverino, Marco Buzzi e Moura Ribeiro. O advogado Celso Mori comentou a importância do julgado para a TV Migalhas:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas