MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar suspende investigação contra Flávio Bolsonaro no caso Queiroz
Investigação

Gilmar suspende investigação contra Flávio Bolsonaro no caso Queiroz

O ministro lembrou da decisão de Dias Toffoli que suspendeu inquéritos com informações do Coaf.

Da Redação

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atualizado às 11:01

Na sexta-feira, 27, o ministro Gilmar Mendes determinou a suspensão das investigações envolvendo a quebra do sigilo do senador Flávio Bolsonaro no caso Queiroz.

A suspensão vale até o julgamento final pelo STF do tema 990, de repercussão geral, que versa sobre a possibilidade de compartilhamento com o MP, para fins penais, dos dados bancários e fiscais do contribuinte, obtidos pela Receita Federal no legítimo exercício de seu dever de fiscalizar, sem autorização prévia do Judiciário.

t

O senador Flávio Bolsonaro ajuizou reclamação alegando que, mesmo após a decisão de Toffoli de suspender inquéritos com informações do Coaf, as investigações contra ele continuaram acontecendo.

O caso contra ele envolve suposto esquema de "rachadinha" no gabinete de Flávio à época em que exercia mandato na Alerj - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Decisão

Além de Gilmar Mendes citar a decisão de Toffoli no sentido da suspensão dos processos, o ministro citou e-mail enviado pelo MP/RJ, de 14/12/18, no qual a promotoria solicita ao Coaf mais informações sem prévia autorização judicial.

"Ressalta-se que, ao invés de solicitar autorização judicial para a quebra dos sigilos fiscais e bancários do reclamante, o Parquet estadual requereu diretamente ao COAF, por e-mail, informações sigilosas, sem a devida autorização judicial, de modo a nitidamente ultrapassar as balizas objetivas determinadas na decisão paradigma, como se depreende de uma análise atenta do RIF 38.484."

Gilmar Mendes disse que não há como seguir o curso dos processos em trâmite no TJ/RJ "como forma de respeito aos interesses do reclamante".

O ministro ainda determinou que o CNMP seja notificado apurar possíveis irregularidades no compartilhamento de dados entre o Coaf e o MP/RJ.

Veja a íntegra de decisão

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA