MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-5 mantém cobrança de bagagem em voos
Cobrança

TRF-5 mantém cobrança de bagagem em voos

Previsão consta na resolução 400/16 da ANAC.

Da Redação

domingo, 15 de dezembro de 2019

Atualizado em 16 de dezembro de 2019 07:15

A 2ª turma do TRF da 5ª região decidiu, por unanimidade, manter as regras da ANAC que regulamentam a cobrança de taxas por bagagens despachadas em viagens aéreas no Brasil. O colegiado negou provimento à apelação do Procon de Fortaleza/CE, na qual pleiteava a invalidade de diversos artigos da resolução 400/16.

t

O recurso analisado pelo colegiado foi ajuizado pelo Procon contra a sentença proferida pela 10ª vara Federal do Ceará, que considerou improcedente a ACP para cancelar as novas normas relativas a cancelamentos e remarcações de passagens, cobranças de taxa de bagagens despachadas e aplicações de multas contratuais.

Na apelação, o Procon alegou que a resolução da ANAC viola os preceitos do CDC, uma vez que o consumidor terá de arcar com o custo de serviço acessório adicional, sem que tenham sido apresentados elementos indicativos da não onerosidade aos consumidores com as novas regras.

Franquia de bagagem

Segundo o relator, desembargador Federal Leonardo Carvalho, análises da ANAC, TCU e CADE indicam que a obrigatoriedade da franquia de bagagem limitava a concorrência e impactava negativamente o modelo de negócios das empresas aéreas de baixo custo, cuja principal característica é a venda em separado de diversos itens que compõem o serviço de transporte aéreo.

As novas regulamentações tiveram como fundamento ampliar o número de empresas estrangeiras de aviação no Brasil, tendo em vista que o mercado de transporte aéreo é concentrado e carece de maior nível de concorrência.

Ao fundamentar a decisão, Carvalho fez referência ao acórdão do TCU segundo o qual o objetivo da cobrança em separado da bagagem não se trata, necessariamente, da redução do preço da passagem, mas "dar continuidade à desregulamentação do setor, dentro do princípio da liberdade tarifária, fomentando a concorrência entre as empresas aéreas com a possibilidade de uma maior oferta de serviços e tipos de passagem, evitando que os passageiros sem bagagem subsidiem os passageiros com passagem despachada".

O colegiado manteve o argumento da sentença da 10ª vara Federal do Ceará de que a "mera desregulamentação da franquia de bagagem despachada, por si só, não representa violação a direitos do consumidor ou concessão de vantagem excessiva ao fornecedor".

Processo: 0816363-41.2016.4.05.8100

Veja o acórdão.

Informações: TRF da 5ª região.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...