terça-feira, 7 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Propriedade Industrial

Associações defendem autonomia administrativa e financeira em reorganização do INPI

Veja nota pública.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

No último dia 9, o ministério da Economia emitiu nota técnica (SEI 8623/2019-09) à Secretaria de Orçamento Federal propondo a extinção do INPI, bem como a transformação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial na Agência Brasileira de Desenvolvimento e Propriedade Industrial, incorporando as competências do INPI.

t

Acerca da reestruturação, a ABPI - Associação Brasileira da Propriedade IntelectualABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, e ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual, associações representativas do segmento no Brasil, manifestaram-se a favor do “fortalecimento do INPI por meio da efetiva autonomia administrativa e financeira da entidade”.

Na nota, defendem que 100% dos recursos recebidos pelo INPI, sejam aplicados no próprio órgão ou na entidade concedente. Embora reconheça o esforço realizado nos últimos anos pela autarquia na melhoria dos serviços, apontam “a necessidade de investimentos vultosos para solucionar em definitivo os históricos e crônicos problemas do Instituto”.

A ineficiência do sistema da propriedade industrial prejudica sobremaneira a geração de inovação, o combate à pirataria e a repressão à concorrência desleal, causando prejuízos à economia nacional que superam em centenas de vezes o orçamento do INPI.”

As entidades reafirmam apoio às propostas de reorganização do INPI que busquem assegurar a eficiência do sistema da propriedade industrial, “mantendo-se a isenção e imparcialidade da entidade que subsistir”.

  • Veja aqui a íntegra da nota.

___________

t

t

t

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram