MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova PL com medidas de contenção do coronavírus no Brasil
PL 23/20

Câmara aprova PL com medidas de contenção do coronavírus no Brasil

Proposta deve ser votada no Senado nesta quarta-feira, 5.

Da Redação

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Atualizado às 12:37

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 4, o PL 23/20, que estabelece regras e medidas para controle, em território brasileiro, da epidemia do coronavírus. A matéria foi enviada para o Senado, e deve ser votado nesta quarta-feira, 5.

O projeto prevê isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do Brasil. A futura lei vigorará enquanto perdurar o estado de emergência internacional relacionada ao vírus.

t

Isolamento

A proposta determina isolamento como a separação de pessoas doentes ou contaminadas ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus.

O PL pretende determinar que os brasileiros, antes de retornarem ao Brasil, passem por exames prévios para checagem de suas condições clínicas. Quando chegarem ao território nacional, deverão ficar em quarentena, cujo prazo de isolamento ainda será discutido.

Controle

Além disso, haverá a restrição de entrada ou saída do Brasil. O texto prevê a adoção das seguintes medidas em caso de emergência de saúde pública decorrente do vírus: realização compulsória de exames, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas e tratamentos médicos específicos.

Pessoas que estiverem em tratamento, terão direito a ser informadas permanentemente sobre o seu estado de saúde e sua família, devendo contar com assistência na forma de um regulamento. O tratamento será gratuito.

Dispensa de licitação

O projeto dispensa a licitação para a compra de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. A dispensa é temporária e se aplica apenas ao período de emergência.

Durante o período emergencial, poderá haver a requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento de indenização, além de autorização excepcional e temporária para a importação de produtos sem registro na Anvisa.

 Informações: Câmara dos Deputados.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas