MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF fixa tese sobre novas eleições em indeferimento de registro de candidatura
Matéria eleitoral

STF fixa tese sobre novas eleições em indeferimento de registro de candidatura

Ministros mantiveram decisão do TSE sobre a determinação da realização de nova eleição.

Da Redação

quarta-feira, 4 de março de 2020

Atualizado às 18:20

É constitucional a realização de novas eleições sempre que ocorrer o indeferimento do registro de candidatura, em eleição majoritária, independentemente do número de votos anulados. Assim decidiu o plenário do STF nesta quarta-feira, 4. Os ministros fixaram a seguinte tese:

"É constitucional o parágrafo 3º, do art. 224, do Código eleitoral, acrescido pela lei 13.165/15, no que determina a realização automática de novas eleições, independentemente do número de votos anulados, sempre que o candidato eleito, em pleito majoritário, for desclassificado por indeferimento do registro de sua candidatura em virtude da cassação do diploma ou mandato."

O MPE interpôs recurso no STF contra acórdão do TSE sobre caso do registro da candidatura de um homem à prefeitura de cidade mineira que foi indeferido em razão da rejeição das contas do município referente ao ano de 2012. O TSE  decidiu: "a determinação da realização de nova eleição na hipótese porque o candidato eleito tivera o registro de sua candidatura indeferido não é inconstitucional, pois privilegia a soberania popular e a democracia representativa".

Relator

t

Em rápido voto, ministro Toffoli negou provimento ao recurso, mantendo a posição do TSE. Além disso, o ministro reafirmou entendimento fixado na ADIn 5.525, quando o plenário reconheceu a validade das regras previstas na lei 13.165/15 para realização de novas eleições em casos de perda mandato determinada pela Justiça Eleitoral, com exceção no caso de vacância dos cargos de presidente da República, seu vice, e de senador.

O texto da tese foi sugerido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas