MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IBDA repudia manifestações contra ordem democrática
Nota de repúdio

IBDA repudia manifestações contra ordem democrática

Instituto destacou que manifestações do último domingo atentam contra a ordem democrática.

Da Redação

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atualizado às 18:32

O IBDA - Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e Institutos Estaduais de Direito Administrativo divulgaram nota de repúdio ao que chamaram de "lamentáveis manifestações" de domingo, 19. Os institutos destacaram que os atos atentam contra a ordem democrática e contra os postulados consagrados na CF/88.

t

O IBDA destacou que repudia as manifestações pois fora instituído sob as agruras da ditadura militar e desde sua fundação destaca-se como um espaço de debate e de construção dos pilares do Direito Administrativo nacional voltados à consagração da democracia e dos valores da República.

De acordo com a nota, os institutos acreditam que ao bradarem pelo fechamento do Congresso Nacional e do STF, os manifestantes estimulam a ruptura com a democracia, atentando contra as legítimas instituições de exercício do poder soberano do Estado brasileiro.

Reiteraram, ainda, que repudiam quaisquer discursos e manifestações que façam apologia à ditadura militar e aos atos institucionais que atentaram contra a liberdade das cidadãs e dos cidadãos brasileiros.

Confira a íntegra da nota:

___________

O Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), instituído  sob  as  agruras da ditadura militar, em fevereiro de 1975, desde sua fundação destaca-se como um espaço de debate e de construção dos pilares do Direito  Administrativo  nacional  voltados à consagração da democracia e dos valores da República. O IBDA, em seus 45 anos de trajetória, tem a sua história e a de seus membros comprometidos com a defesa dos valores do Estado Democrático de Direito.

Assim, fiel aos seus compromissos, o IBDA e os Institutos estaduais de direito administrativo vêm a público repudiar as lamentáveis manifestações do dia 19 de abril de 2020, fundadas na defesa de atos que atentam contra a ordem democrática e contra os postulados consagrados na Constituição Federal de 1988. Manifestantes e autoridades públicas, ao fazerem apologia à ditadura militar, ao bradarem pelo fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, estimulam a ruptura com a democracia, atentando contra as legítimas instituições de exercício do poder soberano do Estado brasileiro.

O IBDA e os Institutos estaduais de direito administrativo, servientes à missão de fazer com que os valores da democracia sejam profundamente enraizados em nossa sociedade, manifestam-se contra qualquer possibilidade de retrocesso. Repudiam, assim, quaisquer discursos e manifestações que façam apologia à ditadura militar e aos atos institucionais que atentaram contra a liberdade das cidadãs e dos cidadãos brasileiros, permanecendo em defesa indelével das instituições que asseguram o livre exercício do poder, que emana do povo e deverá ser por ele exercido.

Maurício Zockun

Presidente do IBDA 

Manoel Messias Peixinho

Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro

Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira

Instituto Mineiro de Direito Administrativo

Fábio Lins

Instituto de Direito Administrativo de Alagoas

Juscimar Pinto Ribeiro

Instituto de Direito Administrativo de Goiás

Edgar Guimarães

Instituto Paranaense de Direito Administrativo

Flávio Unes

Instituto de Direito Administrativo do Distrito Federal

Celso Antônio Bandeira de Mello

Presidente do Instituto de Direito Administrativo Paulista

Renata Fabris

Instituto Rondoniense de Direito Administrativo 

Bruno Vieira da Rocha Barbirato

Instituto Amazonense de Direito Administrativo

Ligia Melo

Instituto Cearense de Direito Administrativo 

Vladimir da Rocha França

Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes

Marcelo Harger

Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina 

João Paulo Lacerda

Instituto de Direito Administrativo do Mato Grosso do Sul

___________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas