MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Alexandre de Moraes ordena que Weintraub esclareça ofensas ao STF
Inquérito

Alexandre de Moraes ordena que Weintraub esclareça ofensas ao STF

"Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF", disse o ministro da Educação em reunião ministerial.

Da Redação

terça-feira, 26 de maio de 2020

Atualizado em 27 de maio de 2020 08:09

t

Ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no STF que investiga ofensas a ministros da Corte, determinou que Abraham Weintraub, ministro da Educação, seja ouvido pela PF para esclarecer as manifestações feitas na reunião ministerial que levou à saída de Moro do governo.

"Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF", afirmou Weintraub em 22 de abril último. Assista abaixo:

A fala do ministro da Educação foi dita enquanto criticava Brasília, dizendo que deveriam "acabar com essa porcaria que é Brasília. Isso daqui é um cancro de corrupção, de privilégio". 

Conforme Moraes, "a manifestação do Ministro da Educação revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito, notadamente o trecho que aqui destaco: "Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF".

Na decisão, Moraes assenta que há indícios da prática dos delitos tipificáveis nos arts. 139 e 140 do CP (difamação e injúria), bem como nos arts. 18, 22, 23 e 26 da lei 7.170/83, que trata dos crimes de segurança nacional.

"Diante do exposto, DETERMINO que Abraham Weintraub, atualmente exercendo o cargo de Ministro da Educação, seja ouvido pela Polícia Federal, no prazo máximo de 5 (cinco) dias para prestar esclarecimentos sobre a manifestação acima destacada. Dê-se imediata ciência ao Procurador-Geral da República, para que, se entender necessário, acompanhe o depoimento; bem como para que se manifeste em relação as providências cabíveis para o prosseguimento da investigação."

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas