MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Youtube não deve desbloquear vídeo de ensino de práticas de cultivo de "erva"
Dever de Informação

Youtube não deve desbloquear vídeo de ensino de práticas de cultivo de "erva"

O magistrado verificou que tudo no vídeo indica que a erva mostrada seria a maconha, substância proibida no Brasil.

Da Redação

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Atualizado às 11:42

O juiz de Direito Flavio André Paz de Brum, do 2º JEC de Florianópolis/SC, negou liberação de vídeos na internet que ensinam práticas para cultivo de "erva". O pedido foi feito por uma empresa de jardinagens, acessórios de tabacaria e afins após o YouTube bloquear os vídeos sob o argumento de tratar-se de conteúdo nocivo. Para o magistrado, tudo indica que a erva do vídeo seria a maconha, substância proibida no Brasil.

t

Na ação, a empresa narrou que trabalha no ramo de materiais de jardinagens, acessórios de tabacaria e afins, sendo que divulga no Youtube vídeos a respeito do cultivo de plantas e utilização de fertilizantes e produtos que comercializa. Aduziu que em agosto de 2020, ao postar um vídeo, teve a publicação bloqueada, sob o argumento de tratar-se de conteúdo nocivo. Pediu, liminarmente, que a empresa Google se abstenha de impedir o bloqueio dos vídeos. 

Ao apreciar a matéria, o juiz  entendeu que tudo converge para a conclusão que o vídeo possui mensagem de caráter subliminar capaz de inferir que a erva seria a maconha "com o acréscimo da observação da vestimenta da pessoa que protagoniza o vídeo e ainda o sítio eletrônico da autora, do qual igualmente constam em alguns pontos folhas de substância semelhante à maconha", disse.

O vídeo divulgado, disse o juiz, demonstra evidente propósito de fornecer orientações para o cultivo de maconha, sendo esta substância, como se sabe, proibida, "configurando inclusive a prática, em tese, de conduta criminosa", afirmou.

"Não se está a dizer, evidentemente (e até porque descabe a este juízo), que o vídeo divulgado pela empresa requerente configura crime. Em verdade, o que se afirma é que há razoabilidade por parte da requerida em obstar que vídeos que forneçam dicas para o cultivo de substância ilegal sejam publicados em sua plataforma."

O juiz observou ainda que não há qualquer indício de que o conteúdo do vídeo tenha conteúdo medicinal ou terapêutico, também de senso educativo ou instrucional, nem como se estivesse a propagandear a utilidade dos potes manuseados para a eficácia de ervas.

Por fim, indeferiu o pedido.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...