MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Tenho arma em casa, mas não ando armado", afirma Kassio Nunes
Novo ministro

"Tenho arma em casa, mas não ando armado", afirma Kassio Nunes

Para desembargador, arma pode servir para proteção de residência do cidadão.

Da Redação

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Atualizado às 12:49

Nesta quarta-feira, 21, o desembargador Kassio Nunes, indicado por Bolsonaro para o Supremo, afirmou na sabatina no Senado que sua posição pessoal é de que "a depender de cada circunstância" a arma serve "para a proteção da residência" do cidadão. Kassio contou que tem arma em casa, mas não anda armado.

Kassio frisou que se trata de uma posição pessoal e não jurídica. Questionado sobre sua posição com relação ao uso de arma, ele destacou que, sobre conflito normativo, a questão da competência do Executivo para regulamentar o tema cabe ao Judiciário.

Sobre sua posição pessoal, afirmou: "Eu tenho arma em casa, mas não ando armado. (...) Meu perfil pessoal é daquele que a arma serve, a depender de cada circunstância, onde o cidadão mora, o nível de violência da cidade, para a proteção da sua residência. Mas não é uma posição jurídica, é uma posição pessoal."


Em seu discurso de abertura na sabatina, Kassio relembrou sua trajetória, falou sobre a defesa da Constituição para a segurança jurídica do país; defendeu a liberdade cultural e religiosa da população brasileira; falou sobre liberdade de expressão e opinião, e o "papel fundamental da imprensa no processo democrático"; e que o combate à corrupção é "ideário essencial para que se consolide a democracia no país, mas essa postura não deve se concentrar nele ou naquele indivíduo, nessa ou naquela instituição" - mas deve ser uma atitude comum às diversas instâncias, instituições e pessoas.

Para ser aprovado, Kassio Nunes precisa do voto favorável da maioria simples dos membros (maioria dos presentes à reunião). A CCJ é formada por 27 parlamentares e, caso o resultado seja favorável à indicação, o parecer da CCJ será encaminhado ao Plenário. Kassio Nunes precisa da aprovação de pelo menos 41 dos 81 senadores para tornar-se o novo ministro do STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas