MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SPTrans terá dívida trabalhista executada por meio de precatório
Trabalhista

SPTrans terá dívida trabalhista executada por meio de precatório

Para o colegiado, a sociedade de economia mista não atua no mercado e nem visa à distribuição de lucros.

Da Redação

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Atualizado às 14:06

A 3ª turma do TST - Tribunal Superior do Trabalho determinou que a execução de uma dívida trabalhista da São Paulo Transportes S.A. (SPTrans) seja processada por meio de precatórios, regime especial garantido à Fazenda Pública em que os pagamentos devidos em razão de decisão judicial são feitos exclusivamente na ordem cronológica e previstos em dotações orçamentárias.

O colegiado seguiu o entendimento de que as execuções contra sociedades de economia mista que não atuam no mercado concorrencial nem visam à distribuição de lucros, como no caso, devem ser submetidas a esse regime.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Sem privilégios

Ao decidir a matéria, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região havia entendido que a SPTrans tem personalidade jurídica de Direito Privado e, por isso, ainda que seja vinculada à Administração Pública municipal, suas dívidas estariam sujeitas às normas de Direito Privado. Segundo o TRT, a empresa deveria se submeter à penhora e à alienação de bens, nas mesmas condições que as empresas privadas, não tendo direito aos privilégios atribuídos à Fazenda Pública.

Publicidade

Concorrência, lucro e precatório

O relator do recurso de revista da SPTrans, ministro Alberto Bresciani, assinalou que o STF, no julgamento de recurso extraordinário com repercussão geral (tema 253), decidiu que os privilégios da Fazenda Pública não se estendem às sociedades de economia mista que executam as atividades em regime de concorrência ou que tenham como objetivo distribuir lucros aos seus acionistas.

O ministro observou, contudo, que a Corte tem decidido, excepcionalmente, que as execuções contra as sociedades de economia mista que não atuam no mercado concorrencial e que não visam à distribuição de lucros devem ser submetidas ao regime de precatório.

"Essa é hipótese dos autos, na medida em que a São Paulo Transporte S.A, embora seja empresa de economia mista, atua como concessionária dos serviços de transporte público na cidade de São Paulo e não visa ao lucro."

A decisão foi unânime.

Leia o acórdão.

Informações: TST.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas