MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PF realiza operação contra supostos crimes de corrupção na OAB/SP
Operação Biltre

PF realiza operação contra supostos crimes de corrupção na OAB/SP

Operação Biltre investiga empresários e advogados acusados de pedir propina para barrar processos no TED da seccional paulista.

Da Redação

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Atualizado às 17:48

Na manhã desta terça-feira, 17, a Polícia Federal deflagrou a operação Biltre para apurar supostos crimes de corrupção envolvendo empresários e advogados na OAB/SP. A ação cumpre quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e em Guarulhos, na Grande São Paulo.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Segundo informações divulgadas pelo Estadão, a PF investiga um grupo que teria solicitado propina de R$ 250 mil para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB para encerrar processos disciplinares em tramitação, bem como retirá-los de pauta.

As investigações se iniciaram em setembro logo após o recebimento de uma denúncia realizada por um advogado que diz ter recebido uma proposta do grupo, que é composto por empresários e advogados. Um deles, segundo a denúncia, é membro do conselho secional da OAB.

Publicidade

Caso o teor da denúncia seja comprovado, os investigados podem responder pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa ou organização criminosa, a depender da evolução das investigações.

O nome da operação, conforme divulgou o UOL,  faz referência ao significado da palavra Biltre: "diz respeito a quem age de forma vil, canalha, infame, desprezível, o que bem exprime o comportamento do grupo investigado, o qual se dispõe a cometer ou a influenciar que se cometam atos de corrupção dentro de um órgão da Ordem dos Advogados do Brasil que se pressupõe absolutamente probo, qual seja, o Tribunal de Ética e Disciplina".

A OAB/SP veio a público esclarecer os fatos. Veja o comunicado da seccional na íntegra:

_________ 

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e o seu Tribunal de Ética e Disciplina, por seus respectivos Presidentes, vêm a público informar que tiveram ciência, na presente data, da existência de investigação sobre fatos supostamente ocorridos na tramitação de processos administrativos, potencialmente capazes de em tese afetar a lisura e a correção de alguns procedimentos.

Diante disto, cumpre esclarecer que a OAB SP e o seu TED não foram alvos de busca e apreensão.

Os feitos em tramitação no âmbito do TED da OAB SP continuam o seu regular processamento em todo Estado, cumprindo as normas previstas na legislação vigente, não se podendo admitir que o episódio sirva ao oportunismo de quem quer que seja para lançar dúvida sobre a lisura e a correção das suas atividades.

Em razão da investigação a que tivemos notícia nesta data, foi determinada a imediata apuração interna, sendo que a OAB SP e o seu TED estão cooperando com as Autoridades competentes visando à irrestrita elucidação dos fatos e à responsabilização daqueles que eventualmente possam ter cometido quaisquer condutas irregulares se houver.

A OAB SP e o seu TED, registram que adotarão providências rigorosas para a apuração dos fatos porque não compactuam com erros ou práticas que coloquem em dúvida seus procedimentos e ações, daí porque mantêm o rigoroso compromisso com a transparência e a preservação dos seus valores institucionais.

Caio Augusto Silva dos Santos – Presidente da OAB/SP

Carlos Fernando de Faria Kauffmann – Presidente do TED – OAB/SP

 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO