MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin pede vista no julgamento de constitucionalidade da prisão temporária
Penal

Fachin pede vista no julgamento de constitucionalidade da prisão temporária

Processos estavam na pauta do plenário virtual do STF.

Da Redação

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Atualizado em 18 de novembro de 2020 10:48

 (Imagem: Carlos Moura/STF)

(Imagem: Carlos Moura/STF)

O ministro Edson Fachin, do STF, pediu vista no plenário virtual do STF no julgamento de duas ações que tratam da validade constitucional da lei 7.960/89, que trata da prisão temporária.  

O pedido de vista veio após os votos da relatora Cármen Lúcia e do ministro Gilmar Mendes, em divergência.

A relatora admitiu a prisão desde que presentes cumulativamente as hipóteses previstas na lei 7.960/89; Gilmar, por sua vez, assentou interpretação mais ampla nos critérios para o cabimento da prisão temporária, considerando também o CPP.

Publicidade

Para Cármen Lúcia, a previsão legal da prisão temporária não contraria a CF: "Cabível apenas na fase investigativa, tem requisitos estritos e está em sintonia com os princípios constitucionais das custódias cautelares.

"É na fundamentação, em cada caso, que se pode ter a demonstração de atendimento aos pressupostos exigidos pela Lei n. 7.960 /1989, indicadores do caráter excepcional de medida cautelar tão gravosa e em fase pré-processual: (i) quando imprescindível para as investigações, II) quando o indiciado não tiver residência fixa ou não esclarecer sua identidade; iii) quando houver fundadas razões, por meio de qualquer prova, de o indiciado ter envolvimento nos crimes listados na Lei 7.960/1989 ou na Lei de Crimes Hediondos."

Por sua vez, Gilmar Mendes afirmou que "somente se pode impor uma restrição à liberdade de um imputado, durante o processo, se houver a devida verificação de elementos concretos que justifiquem motivos cautelares".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas