MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Certidão de nascimento do filho é dispensável no pedido de estabilidade
Petição inicial

Certidão de nascimento do filho é dispensável no pedido de estabilidade

Entendimento é da 8ª turma do TST ao condenar empresa a pagar salários e demais verbas decorrentes do período de estabilidade à funcionária gestante.

Da Redação

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Atualizado às 10:30

Uma empresa de segurança privada de Goiás foi condenada a pagar salários e demais verbas correspondentes ao período da estabilidade provisória de uma funcionária gestante que foi dispensada.

Decisão é da 8ª turma do TST ao prover o recurso da mulher e afastar a necessidade de apresentação da certidão de nascimento junto com a petição inicial como requisito para pedir que seja reconhecido o período de estabilidade.

 (Imagem: Freepik.)

(Imagem: Freepik.)

A mulher trabalhava como segurança e foi dispensada em setembro de 2014. Doze dias depois, identificou que, no dia da dispensa, ela estava com 10 semanas de gestação. Em janeiro de 2016, ela ajuizou a reclamação trabalhista, com pedido de reintegração ou de indenização substitutiva do período de estabilidade.

Certidão de nascimento

A 6ª vara do Trabalho de Goiânia concedeu a estabilidade apenas até duas semanas após a cessação da gravidez. De acordo com a sentença, como a empregada não havia juntado a certidão de nascimento da criança, a fim de comprovar o nascimento, a situação equivaleria à interrupção involuntária da gestação.

Ao analisar recurso, o TRT da 18ª região, extinguiu processo em relação ao pedido de estabilidade. Segundo o TRT, a empregada, ao ajuizar a ação, tinha ciência de que o período de estabilidade havia cessado há muito e, mesmo assim, não indicou a data do nascimento do filho.

Já no TST, após análise de novo recurso, o ministro Brito Pereira pontuou que o único pressuposto para que a empregada gestante tenha assegurado o seu direito à estabilidade provisória é que esteja grávida, não sendo a apresentação da certidão de nascimento da criança um requisito para realizar a petição inicial. "O documento pode ser apresentado até a liquidação da sentença", afirmou.

Veja a decisão.

Publicidade

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...