MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Passageiro que pegou ônibus de PE para SP por voo cancelado será indenizado
Viagem

Passageiro que pegou ônibus de PE para SP por voo cancelado será indenizado

Como tinha procedimento médico, o consumidor optou por retornar por via terrestre.

Da Redação

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Atualizado às 19:10

Companhias de viagem devem indenizar consumidor que teve voo cancelado e retornou de ônibus de Juazeiro do Norte/PE para Guarulhos/SP, atrasando dois dias o retorno pretendido. Decisão é da juíza de Direito Maria Eugenia Pires Zampol, da 1ª vara Cível de Mauá/SP.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

O consumidor contou que adquiriu passagens com companhias de viagem para Juazeiro do Norte/PE com saída de Guarulhos/SP. No entanto, foi informado que o voo de volta havia sido cancelado. Como tinha procedimento médico, optou por retornar de ônibus a São Paulo.

Sustentou que desembolsou valores para a passagem, alimentação, taxas de embarque e remédios para o trajeto de retorno, com duração de 50 horas. Tentou a restituição dos valores por via administrativa, mas não obteve êxito.

Ao analisar o caso, a juíza entendeu pela responsabilidade das companhias de viagem aos prejuízos que o consumidor sofreu em decorrência do cancelamento.

"A responsabilidade do fornecedor por fato do serviço é objetiva, apenas podendo ser afastada caso comprovada a inexistência do defeito na prestação do serviço ou a culpa exclusiva do consumidor."

Para a magistrada, o consumidor não só deixou de embarcar no dia de retorno, como teve que resolver o problema que não deu causa por suas próprias expensas, chegando ao seu destino final pelo menos dois dias após o que o pretendido inicialmente.

Assim, condenou as companhias de viagem, solidariamente, a restituírem, solidariamente, o valor com a compra da passagem de ônibus, bem como à passagem aérea não utilizada. As companhias devem pagar, ainda, indenização por danos morais em R$ 10 mil.

A advogada Cátia Maria de Carvalho atua na causa.

Veja a sentença.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas