MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SUS deve fornecer remédio de alto custo para tratamento de asma grave
Liminar

SUS deve fornecer remédio de alto custo para tratamento de asma grave

Juiz considerou que a autora apresentou relatório e informes médicos idôneos, subscritos por profissional devidamente habilitado, acerca da necessidade de tratamento.

Da Redação

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Atualizado às 08:54

Em decisão liminar, o juiz de Direito Tiago Henriques Papaterra Limongi, de SP, determinou que a Fazenda Pública do Estado forneça o medicamento Dupixent (dupilumabe) 300mg a paciente com asma grave.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Segundo os autos do processo, a autora da ação é portadora de pansinusopatia de difícil controle associada à asma grave e polipose nasal. Ela informa que seu quadro é grave, porém controlável.

A paciente destacou que foi indicado para o seu tratamento a utilização do fármaco em questão, mas que a solicitação por via administrativa foi negada.

Em caráter de urgência, o juiz considerou que a autora apresentou relatório e informes médicos idôneos, subscritos por profissional devidamente habilitado, acerca da necessidade de tratamento.

"Ressalto que o fato de os insumos solicitados não constarem do protocolo estabelecido pela rede pública de saúde não exonera o Poder Público da obrigação de fornecimento, porque o serviço médico não é monopólio estatal, razão pela qual havendo prescrição médica idônea por profissional devidamente habilitado para o exercício da profissão, esta deve ser atendida, não cabendo ao Judiciário, tampouco ao Poder Executivo questionar a viabilidade do tratamento sugerido."

Sendo assim, deferiu a liminar e determinou que a ré, no prazo de cinco dias, providencie todo o necessário para o fornecimento do remédio à autora, pelo prazo de três anos.

Os advogados Fernanda Giorno e Rodrigo Lopes (Lopes & Giorno Advogados) patrocinam a causa.

O caso corre sob segredo de justiça.

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas