MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anvisa libera uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca
Pandemia

Anvisa libera uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca

Decisão da agência foi unânime. Em SP, a primeira vacinada foi uma enfermeira do Hospital Emílio Ribas.

Da Redação

domingo, 17 de janeiro de 2021

Atualizado às 16:27

 (Imagem: Fotoarena/Folhapress)

(Imagem: Fotoarena/Folhapress)

A Anvisa aprovou neste domingo, 17, os pedidos de uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.

As duas vacinas são as primeiros aprovadas no país no combate à covid-19 e serão usadas preferencialmente em programas de saúde pública.

A vacinação da população com os dois imunizantes terá início em pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.   

Às 15h30, em SP, a enfermeira do Hospital Emílio Ribas, Mônica Calazans, foi a primeira a ser vacinada com a CoronaVac. Ela tem 54 anos, é hipertensa e diabética; deu plantão neste domingo, 17, na UTI do hospital. Em coletiva de imprensa logo após a vacinação de Mônica, o governador João Doria afirmou: "Hoje é o dia V."

Em dezembro, o plenário do STF decidiu que o Estado pode determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação contra doenças infecciosas, dentre elas, a covid-19 -  sem que adote medidas invasivas, aflitivas ou coativas. 

Publicidade

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas