MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Humberto Martins pede acesso às mensagens da operação Spoofing
Lava Jato

Humberto Martins pede acesso às mensagens da operação Spoofing

No despacho, o ministro solicita o compartilhamento de informações referentes a menções relacionadas a ministros do STJ.

Da Redação

quarta-feira, 3 de março de 2021

Atualizado às 18:05

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, encaminhou pedido ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, requerendo o acesso às mensagens da operação Spoofing.

No despacho, Humberto Martins solicita o compartilhamento de informações referentes a menções relacionadas a ministros do STJ.

 (Imagem: Rafael Luz/STJ)

(Imagem: Rafael Luz/STJ)

Inquérito

Em fevereiro, o ministro Humberto Martins determinou a instauração de inquérito para apurar a suposta tentativa de intimidação e investigação ilegal de ministros da Corte, bem como de violação da independência jurisdicional dos magistrados - hipóteses levantadas após a divulgação de mensagens trocadas entre procuradores ligados à operação Lava Jato e apreendidas no âmbito da operação Spoofing.

No final de janeiro, vieram à tona algumas mensagens do ex-juiz Sergio Moro orientando o procurador Deltan Dallagnol sobre o processo de Lula. Após a revelação, Lewandowski determinou o sigilo sobre a ação da operação Spoofing, de onde vieram as tais mensagens. Eis que em 1º de fevereiro, o ministro retirou o sigilo das conversas entre procuradores da operação Lava Jato e o ex-juiz.

Em um dos trechos separados pela defesa do ex-presidente Lula, datado de 27 de fevereiro de 2016, Deltan afirma que recebeu novos nomes: "Há até pagamento para político". O procurador Paulo Galvão, então, disse que poderia ser propina para assessores e completou: "Dizem que é assim que funciona no STJ".

Deltan mostrou dúvida. "Improvável. Se for, aí o sistema tá muito pior do que o pior que eu já imaginei. Se fosse TJ, tudo bem. Mas STJ??" Deltan ainda sugere uma análise patrimonial.

"A RF pode, com base na lista, fazer uma análise patrimonial, que tal? Basta estar em EPROC público. Combinamos com a RF. Furacão 2."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas