MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Fachin, membro de quadrilha pode ter visita íntima em presídio
Penal

Para Fachin, membro de quadrilha pode ter visita íntima em presídio

"As visitas íntimas ou conjugais não podem ser negadas a ninguém", disse Fachin. O julgamento, no entanto, foi suspenso pelo ministro Alexandre de Moraes.

Da Redação

quinta-feira, 4 de março de 2021

Atualizado às 19:07

O ministro Edson Fachin votou por invalidar previsão do ministério da Justiça que proíbe alguns presos de receberem visitas íntimas em presídios Federais.

A portaria veda visita íntima a presos que desempenharam liderança em organização criminosa; praticaram crime que colocou em risco sua integridade física no ambiente prisional de origem; estão submetidos ao RDD - Regime Disciplinar Diferenciado; são membros de quadrilha ou estejam envolvidos em incidentes de fuga, de violência ou de grave indisciplina no sistema prisional de origem.

O caso estava em plenário virtual, mas foi suspenso por pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

A ação foi ajuizada pelo Abracrim - Anjos da Liberdade e pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas contra os parágrafos 1º, 2º e 3º do artigo 1º e o artigo 2º da portaria 718/17, do ministério da Justiça.

Os parágrafos 1º e 2º preveem que a visita íntima será concedida aos presos declarados, nos termos da lei e por decisão judicial, como réu colaborador ou delator premiado e aos presos que não tenham desempenhado função de liderança ou participado de forma relevante em organização criminosa; não tenham praticado crime que coloque em risco a sua integridade física no ambiente prisional de origem; não estejam submetidos ao RDD - Regime Disciplinar Diferenciado; não sejam membros de quadrilha ou bando, envolvido na prática reiterada de crimes com violência ou grave ameaça; não estejam envolvidos em incidentes de fuga, de violência ou de grave indisciplina no sistema prisional de origem.

O parágrafo 3º prevê que, para fins de visita íntima, no momento da internação no estabelecimento penal Federal, o preso informará o nome de cônjuge ou companheira (o), no caso de união estável, comprovada por declaração lavrada por escritura pública em cartório. Outro dispositivo questionado, o artigo 2º estabelece a autorização do registro de apenas um cônjuge ou companheira (o), vedadas substituições. Se ocorrer separação ou divórcio, o dispositivo prevê que o preso pode nominar novo cônjuge ou nova (o) companheira (o) após 12 meses do cancelamento formal da indicação anterior.

Para a entidade, estabelecer restrições às visitas pessoais é impor à família do preso uma pena que ultrapassa a pessoa do condenado. 

Relator

Até o momento, se manifestou apenas o relator, o ministro Edson Fachin, no sentido de invalidar dispositivo que veda a visita íntima a presos que tenham desempenhado liderança em organização criminosa ou seja membro de quadrilha, dentre outras restrições.

De acordo com o ministro, esta disposição é inconstitucional porque é violadora das convenções protetivas de direitos humanos e ofende as diretivas internacionais vinculantes ao Brasil.

"As visitas íntimas ou conjugais não podem ser negadas a ninguém. Nessa toada, em que as razões de segurança que sustentam as vedações da portaria, a excepcionalidade das situações restritivas nesse grau impeditivo não se sustenta."

Fachin salintou que o direito às visitas íntimas ou conjugais deriva do direito à privacidade e à convivência familiar e dos direitos reprodutivos dos presos "os quais não devem ser restringidos para além da pena privativa de liberdade", afirmou.

"Assim, apesar da ausência de previsão constitucional e legal expressa, reconheço o direito dos presos e presas a visitas íntimas como decorrente do direito ao convívio familiar."

Veja o voto de Fachin, que julgou parcialmente procedente o pedido, declarando a inconstitucionalidade do art. 1º, § 2º, da portaria do ministério da Justiça 718/17.

  • Processo: ADPF 518

Patrocínio

Patrocínio Migalhas