MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Decisão de Fachin encerra processo de suspeição de Moro
Lula - Lava Jato

Decisão de Fachin encerra processo de suspeição de Moro

Com a nulidade das condenações, Edson Fachin declarou a perda de objeto de HC no qual se coloca em xeque a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Da Redação

segunda-feira, 8 de março de 2021

Atualizado às 17:22

A decisão de Edson Fachin, que surpreendeu a todos ao anular as condenações de Lula na Lava Jato, repercutirá em outro processo: aquele que coloca em xeque a suspeição de Moro.

Em decorrência das nulidades das condenações - e a consequente destinação dos processos para a Justiça Federal do DF - Fachin declarou a perda de objeto de uma série de HCs, sendo um deles o HC 164.493 – impetrado pela defesa de Lula após o então juiz ter aceitado o cargo de ministro da Justiça a convite do presidente Bolsonaro.

"Considerada a extensão das nulidades ora reconhecidas, com fundamento no art. 21, IX, do RISTF, declaro a perda do objeto das pretensões deduzidas nos habeas corpus 164.493, 165.973, 190.943, 192.045, 193.433, 198.041, 178.596, 184.496, 174.988, 180.985, bem como nas Reclamações 43.806, 45.948, 43.969 e 45.325. Junte-se cópia desta decisão nos autos dos processos relacionados, arquivando-os. Comunique-se a Presidência do Supremo Tribunal Federal, perante a qual tramita o ARE 1.311.925. Publique-se. Intime-se. Brasília, 8 de março de 2021."

Este HC já foi pautado algumas vezes para julgamento da 2ª turma, após o vazamento de conversas trocadas entre o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol e o ministro Moro pelo site The Intercept. A série de reportagens expõe a atuação de Moro como juiz da operação Lava Jato ao divulgar mensagens que teriam sido trocadas entre ele e os integrantes da força-tarefa, que mostram participação ativa do ex-magistrado nas investigações. 

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Manifestações

A propósito do encerramento do processo que coloca em xeque a atuação de Moro enquanto juiz, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse em post nas redes sociais que a dúvida maior seria se a decisão foi para absolver Lula ou Moro. E completa: "Lula pode até merecer. Moro, jamais!".

(Imagem: Reprodução/Twitter)

O criminalista Kakay também se manifestou ao dizer que a decisão do ministro Fachin de anular condenações de Lula na Lava Jato foi "absolutamente correta e dentro da jurisprudência já consolidada do Supremo". Kakay ainda afirmou que o STF deve enfrentar a "parcialidade do Moro e da Força Tarefa de Curitiba".

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA