MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Processo contra Pazuello é enviado para Justiça Federal de Brasília
Inquérito

Processo contra Pazuello é enviado para Justiça Federal de Brasília

Com a saída do ministério da Saúde, Pazuello perdeu o foro privilegiado, e, por consequência, houve a perda da competência do STF.

Da Redação

quarta-feira, 24 de março de 2021

Atualizado às 18:15

 (Imagem: Tony Winston/MS)

(Imagem: Tony Winston/MS)

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, enviou o inquérito que investiga eventual conduta criminosa do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à Justiça Federal de Brasília. O ministro atendeu pedido da PGR.

A PGR apresentou petição dando conta da exoneração do investigado da chefia do ministério da Saúde. A decisão foi publicada no DOU desta terça-feira, 23. Com a saída, Pazuello perdeu o foro privilegiado, e, por consequência, houve a perda da competência do STF.

Na decisão, Lewandowski ressaltou que cessado o exercício da função pública que atrai a competência originária em matéria penal da Suprema Corte, deixa de existir a prerrogativa de foro pertinente aos ministros de Estado, sendo de rigor o encaminhamento do inquérito ao primeiro grau de jurisdição.

"Isso posto, e considerando que o presente inquérito trata de supostos crimes praticados a partir do Distrito Federal, sede do Ministério da Saúde, determino a remessa dos presentes autos a uma das Varas Criminais da Seção Judiciária Federal de Brasília, para a adoção das providências cabíveis, juntamente com o requerimento do Senador da República Randolph Rodrigues apresentado nesta data."

  • Processo: Inq 4.862

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas