MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova prorrogação do Imposto de Renda para 31 de julho
Declaração

Câmara aprova prorrogação do Imposto de Renda para 31 de julho

O prazo atual acaba em 30 de abril. A proposta segue para análise do Senado.

Da Redação

quarta-feira, 31 de março de 2021

Atualizado em 1 de abril de 2021 08:06

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 31 o PL 639/21, do deputado Rubens Bueno, que prorroga até 31 de julho o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano. O prazo atual acaba em 30 de abril. A proposta segue para análise do Senado.

 (Imagem: Paxels)

(Imagem: Paxels)

Segundo o substitutivo do relator, deputado Marcos Aurélio Sampaio, o cronograma de restituições não mudará, com o primeiro lote sendo entregue em 31 de maio. O texto autoriza ainda o pagamento da cota única ou das cotas vencidas até 31 de julho sem acréscimo de juros ou penalidade de qualquer natureza.

Para Rubens Bueno, a prorrogação é necessária devido ao aumento das restrições decretadas na tentativa de conter o contágio pela covid-19. O deputado lembrou que muitas pessoas precisam circular nas ruas para buscar notas fiscais e documentos, pondo-se em risco de contaminação.

Bueno observou ainda que vários contabilistas declararam apoio ao projeto. "Quem já declarou vai receber a restituição a partir de maio", destacou.

Ano passado

Em 2020, a prorrogação do prazo foi feita por meio de instrução normativa da Receita Federal, que passou o prazo final para 30 de junho. Na ocasião, o cronograma de restituição permaneceu o mesmo também, fazendo com que o primeiro lote fosse liberado em 29 de maio, antes do prazo final de entrega.

A legislação garante prioridade de restituição a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério.

Informações: Agência Câmara de Notícias.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas