MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Banco pode cobrar taxa de juros superior a 12% ao ano, diz juiz
Financeiro

Banco pode cobrar taxa de juros superior a 12% ao ano, diz juiz

O magistrado negou pedido de cliente que alegava irregularidade na cobrança.

Da Redação

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Atualizado às 08:14

O juiz de Direito Fabio Coimbra Junqueira, de SP, entendeu que é perfeitamente possível a estipulação de juros em taxa superior a 12% ao ano e negou pedido de cliente que alegava irregularidade na cobrança.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Trata-se de ação de conhecimento proposta por uma empresa em face do banco, em que se pretende a revisão do contrato de financiamento. A autora afirma que pactuou com o réu mais de um contrato, sendo um de capital de giro e um para aquisição de veículo, seguido ainda de renegociações. Argumenta que existe irregularidade na cobrança de juros abusivos.

Ao analisar o caso, o juiz afirmou que é pacífico no STJ que a eventual abusividade de taxas de juros não decorre, por si só, do fato de o encargo superar o patamar de 12% ao ano, devendo estar comprovado, em cada caso concreto, o descompasso entre o quanto cobrado pela instituição financeira e a realidade do mercado.

"Foi editado, inclusive, o verbete nº 382 da Súmula do Superior Tribunal de Justiça, assim redigido: A estipulação de juros remuneratórios superiores a 12% ao ano, por si só, não indica abusividade."

Segundo o magistrado, para se caracterizar a abusividade da cobrança é necessária a observação de critérios objetivos, tais como a prática consuetudinária do mercado; os valores pactuados e a regulamentação da cobrança pelo Banco Central.

O juiz também citou a covid-19. "A intervenção do Poder Judiciário deve ser limitada e com parcimônia", de modo a não autorizar que a pandemia seja argumento legítimo ao descumprimento de obrigações assumidas entre as partes.

Leia a decisão.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas