MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. LSN: Ex-vereador responderá ação penal por apologia ao golpe militar
Lei de segurança nacional

LSN: Ex-vereador responderá ação penal por apologia ao golpe militar

Ministro Alexandre de Moraes recebeu denúncia do MPF e o processo retornará ao juízo de Novo Hamburgo.

Da Redação

sábado, 29 de maio de 2021

Atualizado às 07:52

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu provimento a recurso criminal para receber denúncia oferecida contra ex-vereador do Município de Taquara/RS, pela suposta prática de crime previsto na lei de segurança nacional (7.170/83). Com isso, o processo retornará ao juízo da 5ª vara Federal de Novo Hamburgo, para continuidade da instrução processual e julgamento da ação penal.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Ministro Alexandre de Moraes em julgamento no STF.(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Apologia ao golpe

De acordo com o MPF, o vereador, então presidente da Câmara municipal, durante sessão legislativa, teria feito apologia e propaganda ao golpe militar e ter incitado processos violentos, ilegais e inconstitucionais para alteração da ordem política ou social.

Na denúncia, o MPF imputou ao vereador a prática do crime previsto no artigo 22, inciso I, parágrafo 1º, da LSN. A denúncia foi rejeitada pelo juízo de primeiro grau, que considerou que as manifestações estão abrangidas pela imunidade parlamentar e tinham relação com o exercício do mandato legislativo.

No STF, o MPF sustentou que a conduta do vereador é "um grave crime político" e defendeu a não incidência da imunidade parlamentar. Segundo a argumentação, a manifestação não se restringiu à municipalidade, uma vez que o vereador pregou golpe de Estado de extensão nacional. Ainda de acordo com o MPF, a materialidade e autoria estão demonstradas no vídeo da sessão parlamentar.

Crime político

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, nos termos do artigo 102, inciso I, alínea "b", da Constituição Federal, compete ao Supremo processar e julgar, em recurso ordinário, o crime político. Para a caracterização desse crime, é imprescindível a lesão real ou potencial à integridade territorial, à soberania nacional, ao regime representativo e democrático, à Federação ou ao Estado de Direito e a motivação e os objetivos políticos do agente.

No caso concreto, o ministro concluiu que os requisitos foram demonstrados pelo MPF, que destacou a plena consciência e o dolo do vereador ao propagar a realização de golpe de Estado e de intervenção militar.

Para o ministro, é prematura a rejeição da denúncia com fundamento apenas na imunidade parlamentar. A seu ver, ainda que a opinião do vereador tenha sido externada num discurso político e no interior da Câmara municipal, não é clara a existência de nexo entre as suas finalidades e o exercício do mandato.

A Constituição Federal, assentou o relator, não permite a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado Democrático, nem a realização de manifestações nas redes sociais visando ao rompimento do Estado de Direito e a instalação do arbítrio.

Justa causa

Na avaliação de Moraes, a acusação expôs de forma compreensível todos os requisitos exigidos, e a exposição dos fatos foi coerente, permitindo ao acusado o pleno exercício do seu direito de defesa.

Por fim, o ministro ressaltou que a deflagração de uma ação penal, por si só, não implica a conclusão pela responsabilidade penal do acusado, mas permite a utilização de todos os meios de prova previstos em lei de forma a melhor averiguar o contexto em que as palavras foram proferidas, o real alcance do discurso e a intenção do agente.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas