MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulher traída pelo marido não receberá danos morais
Traição

Mulher traída pelo marido não receberá danos morais

Para o colegiado, somente o descumprimento do dever de fidelidade não tem sido considerado ofensa à honra ou à dignidade da vítima que resulte em indenização por dano moral.

Da Redação

sábado, 12 de junho de 2021

Atualizado às 08:40

A 4ª câmara Cível do TJ/RJ negou o pedido de indenização por danos morais de uma mulher que acusa o marido de ter abandonado o lar, após cerca de 30 anos de casamento, por um relacionamento extraconjugal. Ela alega que o ocorrido gerou abalo emocional, amargura e desilusão, além de desamparo material.  

 (Imagem: Freepik)

Mulher alegou que foi traída e pediu danos morais. O pedido foi negado pela Justiça.(Imagem: Freepik)
 

Na decisão, o relator do processo, desembargador Marco Antonio Ibrahim, explicou que, pela jurisprudência, que reflete os tempos atuais, relacionamentos afetivos só geram indenização por dano moral quando os fatos envolvam extraordinários quadros vexatórios de humilhação ou ridicularização da vítima. Somente o descumprimento do dever de fidelidade não tem sido considerado ofensa à honra ou à dignidade da vítima que resulte em indenização por dano moral.  

"Não se pode negar que o rompimento, por razões de adultério, de um relacionamento conjugal público longevo e do qual adveio prole é, em tese, causa de indizível sentimento de frustração e de fracasso afetivo que, não raro, leva a quadros de depressão e, até mesmo, a resultados trágicos. Mas, na sociedade pós-moderna, em que os relacionamentos são líquidos, os compromissos de namorados, noivos e cônjuges se tornaram meramente retóricos e não atraem qualquer tipo de sanção moral quando descumpridos. Nessa trilha, o Direito, enquanto mera expressão do comportamento social, tem sido interpretado com a mesma permissividade que o adultério é encarado pela sociedade." 

O magistrado citou ainda, na decisão, o autor do livro Amor Líquido - Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos, Zygmunt Bauman, segundo o qual há um "parentesco etimológico entre zwei (dois) e Zweifel (dúvida) que, para além de mera aliteração, invoca uma incômoda verdade, qual seja, a de que onde há dois não há certeza".  

A antiga esposa pedia R$ 50 mil por danos morais pelo fato, ocorrido em 2012. Ela alega ainda ter ficado desamparada e com dívidas contraídas pelo próprio ex-marido. O homem negou a traição, dizendo que tudo seria "fantasia" da mulher, e afirmou que o relacionamento já estava desgastado, tendo aguardado apenas a maioridade dos filhos para pedir a separação.  

O ex-casal mora em uma cidade do interior do Estado, onde teria havido um burburinho sobre o caso. "Em cidades pequenas do interior, boatos, em geral, guardam verdades inconfessáveis", afirmou o desembargador.   

  • Processo: 0010351-06.2014.8.19.0012

Informações: TJ/RJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas