MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Igreja é condenada por expor adultério em culto e postar na internet
Danos morais

Igreja é condenada por expor adultério em culto e postar na internet

Magistrado destacou que vítima deve ser indenizada, pois direito à liberdade de culto e expressão não é absoluto.

Da Redação

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Atualizado às 16:40

A 3ª vara Cível de Salto/SP condenou igreja a indenizar homem que teve suposto adultério exposto durante culto divulgado em plataforma de compartilhamento de vídeos. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 10 mil. A sentença também determinou a exclusão do vídeo da página.

Segundo os autos, o fato foi revelado sem o consentimento prévio do autor e o vídeo atingiu mais de 300 mil visualizações na internet. Após notificação extrajudicial, a gravação foi retirada do ar, mas voltou a ser publicada pela Igreja.

 (Imagem: Freepik)

Consta dos autos que adultério foi revelado durante culto e divulgado na internet. (Imagem: Freepik)

Para o juiz de Direito Alvaro Amorim Dourado Lavinsky, embora a CF garanta os princípios da liberdade religiosa e liberdade de expressão, a conduta da requerida foi ilícita ao expor fato íntimo e vexatório, ferindo o direito à imagem, intimidade e honra do requerente.

"No caso em apreço, não houve prévio consentimento do autor, por escrito, para que fosse divulgada a sua imagem, muito menos a ocorrência do adultério, na internet", escreveu, destacando que no Estado laico, o direito à liberdade de culto e expressão religiosa não é absoluto, sendo necessário conciliar o proselitismo religioso com os demais direitos e garantias fundamentais. 

O número do processo não foi divulgado.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas