MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso pede vista em HC de enfermeira denunciada por aborto
Criminalização do aborto

Barroso pede vista em HC de enfermeira denunciada por aborto

Defesa aponta que ato foi realizado com consentimento da gestante e no primeiro trimestre de gestação.

Da Redação

terça-feira, 29 de junho de 2021

Atualizado em 30 de junho de 2021 14:52

Por pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso, a 1ª turma do STF suspendeu, nesta terça-feira, 29, julgamento de habeas corpus impetrado por enfermeira denunciada por abortos realizados com consentimento da gestante nos três primeiros meses de gestação.

 (Imagem: Reprodução/STF)

(Imagem: Reprodução/STF)

O MP denunciou a paciente ante o crime de aborto, por duas vezes. O juiz do tribunal do Júri recebeu a denúncia, e, no STJ, o relator inadmitiu o HC impetrado. No STF, os impetrantes sustentam atipicidade da conduta.

A defesa aponta constrangimento ilegal na persecução criminal sob alegação de que a conduta de praticar aborto nos três primeiros meses de gestação não pode ser equiparada ao crime de aborto, e que o ato foi realizado de forma voluntária.

O relator, ministro Marco Aurélio, afirmou que pouco importam os meses de gravidez, tampouco se o ato teria ocorrido com consentimento da gestante: no Brasil, temos que aborto é crime - com as exceções contempladas no Código Penal.

Ato contínuo, ministro Luís Roberto Barroso pediu vista.

Sustentação oral

O advogado da paciente, André Dolabela, afirma que a postura da paciente deve ser estimulada pelo estado brasileiro, e não criminalizada. Primeira: a paciente, enfermeira profissional, tem conhecimentos técnicos para praticar a interrupção da gravidez de forma segura, evitando o autoaborto, praticado perigosamente.

Além disso, destacou que a criminalização da interrupção voluntaria da gravidez no primeiro trimestre viola inúmeros direitos fundamentais da mulher, entre eles autonomia e integridade física. Destaca, por fim, precedente fixado pelo STF no HC 124306, no qual entendeu-se que fica excluída da criminalização a interrupção voluntária efetivada no primeiro trimestre.  

Jurisprudência

Em 2016, a mesma 1ª turma do STF fixou, a partir do voto do ministro Luís Roberto Barroso, que a criminalização do aborto no 1º trimestre da gestação viola diversos direitos fundamentais das mulheres - como a autonomia, a integridade física e psíquica, a igualdade de gênero e os direitos sexuais e reprodutivos -, bem como o princípio da proporcionalidade.

Por isso, deferiu HC para afastar a prisão preventiva de médico e outros réus envolvidos no caso.

Na ocasião, os ministros Marco Aurélio e Luiz Fux também afastaram a prisão, mas apenas por um fundamento processual, sem se pronunciarem sobre a questão do aborto.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas