MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Saúde Caixa deve fornecer tratamento para autismo fora do rol da ANS
Tratamento de saúde

Saúde Caixa deve fornecer tratamento para autismo fora do rol da ANS

Magistrada considerou que cabe ao profissional que acompanha a paciente determinar a melhor abordagem terapêutica para o caso.

Da Redação

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Atualizado às 09:32

O plano Saúde Caixa deverá fornecer imediato tratamento e por tempo indeterminado a criança de três anos portadora de autismo. Apesar de não constar no rol da ANS, a juíza de Direito Ana Carolina Morozowski, da 3ª vara Federal de Curitiba, ressaltou que a urgência está caracterizada diante da necessidade imediata de início de tratamento para possibilitar o maior desenvolvimento possível à criança.

 (Imagem: Unsplash)

Criança de três anos é portadora de autismo e necessita de rigoroso tratamento médico.(Imagem: Unsplash)

A genitora alegou que a filha de três anos é portadora de autismo e necessita de rigoroso tratamento médico consistente em terapias contínuas. O plano de saúde, porém, negou ao argumento que o tratamento não estava inserido no rol da ANS, nem no Saúde Caixa.

Ao analisar o caso, a magistrada ressaltou que cabe ao profissional que acompanha a paciente determinar a melhor abordagem terapêutica para o caso, não devendo o plano de saúde limitar o número de sessões ou inviabilizar a aplicação dos métodos de terapia ABA ou DENVER.

Para a julgadora, a urgência está caracterizada diante da necessidade imediata de início de tratamento para possibilitar o maior desenvolvimento possível para a criança e a demora no início das terapias pode ensejar perdas irreparáveis no desenvolvimento.

Assim, deferiu a tutela de urgência para determinar o fornecimento imediato e por tempo indeterminado, do tratamento integral, prescrito à criança, por meio do plano de Saúde Caixa na periodicidade e quantidade adequadas ao tratamento.

O processo, que tramita em segredo de justiça, tem a atuação do advogado Rubens Amaral Bergamini, do escritório Rubens Amaral Bergamini Sociedade de Advogados.

  • Processo: 5037982-28.2021.4.04.7000

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas