MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Após Bolsonaro ofender Barroso, Fux pede "respeito às instituições"
Respeito

Após Bolsonaro ofender Barroso, Fux pede "respeito às instituições"

O presidente disse que Barroso "se acha o próprio Deus" e é um "péssimo ministro".

Da Redação

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Atualizado às 08:11

Nesta quarta-feira, 7, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, emitiu nota à imprensa e afirmou que "a liberdade de expressão, assegurada pela Constituição a qualquer brasileiro, deve conviver com o respeito às instituições e à honra de seus integrantes". A declaração acontece pouco depois de o presidente Jair Bolsonaro voltar a atacar o ministro Luís Roberto Barroso.

Em entrevista à rádio Guaíba, Bolsonaro reforçou sua intenção de indicar o AGU André Mendonça ao cargo de ministro do Supremo e disse que Barroso "não acredita em Deus" e que ele "se acha o próprio Deus".

"Quando você olha para Barroso dado ao que ele defende, coisa que não encontra amparo no nosso livro preto, que é a nossa Bíblia, esse cara não acredita em Deus, não quero fazer prejulgamento dele, mas ele não acredita em nada, ele acredita que é o próprio Deus. Defende legalização das drogas, aborto. Barroso é péssimo ministro."

Após as declarações do presidente da República, Fux rejeitou posicionamentos "que extrapolam a crítica construtiva e questionam indevidamente a idoneidade das juízas e dos juízes da Corte".

Veja a nota na íntegra:

__________

Nota à imprensa

STF ressalta que liberdade de expressão deve conviver com respeito às instituições.

O Supremo Tribunal Federal ressalta que a liberdade de expressão, assegurada pela Constituição a qualquer brasileiro, deve conviver com o respeito às instituições e à honra de seus integrantes, como decorrência imediata da harmonia e da independência entre os Poderes.

O STF rejeita posicionamentos que extrapolam a crítica construtiva e questionam indevidamente a idoneidade das juízas e dos juízes da Corte.

Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal

 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...