MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Idosa que tomou vacinas diferentes por engano receberá 3ª dose
Covid-19

Idosa que tomou vacinas diferentes por engano receberá 3ª dose

A mulher imaginou que estava tomando a segunda dose da AstraZeneca, quando na verdade estava tomando dose da vacina CoronaVac.

Da Redação

terça-feira, 20 de julho de 2021

Atualizado às 18:18

Uma idosa do ES que tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca e recebeu a segunda dose da vacina CoronaVac conseguiu na Justiça o direito de tomar uma terceira dose. Decisão é do juiz Federal Ubiratan Cruz Rodrigues, da 2ª vara de Cachoeiro de Itapemirim.

 (Imagem: Divulgação)

Idosa tomou primeira dose da AstraZeneca e segunda da CoronaVac.(Imagem: Divulgação)

A idosa, de 85 anos, tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca. Segundo a defesa, ela tomou a vacina em um bairro e depois foi chamada em outro posto para tomar a segunda dose. Os agentes de saúde não estavam autorizando a família a entrar com os idosos e não pegaram o cartão de vacinação para análise e conferência.

Assim, a idosa imaginou que estava tomando a segunda dose da AstraZeneca, quando na verdade estava tomando dose da vacina CoronaVac.

Após o engano, pediu na Justiça para que fosse aplicada nova dose do imunizante AstraZeneca. O Estado do ES, por sua vez, afirmou que o ministério da Saúde orienta o encerramento da imunização, mesmo com a aplicação de doses de origem diversas.

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou orientação da Anvisa de que as doses sejam realizadas com vacinas do mesmo fabricante. O artigo diz que não há informações de que doses de fabricantes diferentes produza resposta imune.

“Ademais, há nos autos laudo do médico assistente da autora indicando a necessidade da aplicação da segunda dose de qualquer das vacinas anteriormente dadas para que o esquema vacinal esteja correto.”

No entanto, o magistrado considerou que não há necessidade de escolher qual dos dois imunizantes deve ser aplicado pela segunda vez.

Diante disso, concedeu a tutela de urgência para determinar a aplicação de mais uma dose de imunizante (CoronaVac ou AstraZeneca).

A advogada Riane Barbosa Correa atua no caso.

Veja a decisão.

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...