MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Candidato consegue reserva de vaga após banca não fundamentar correção
Concurso | Vaga

Candidato consegue reserva de vaga após banca não fundamentar correção

"Os atos administrativos deverão ser motivados", registrou a juíza ao determinar a reserva de vaga do candidato.

Da Redação

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Atualizado às 12:58

Em liminar, a juíza de Direito Zilmene Gomide da Silva, de Goiânia/GO, determinou a reserva de vaga de um candidato ao cargo de soldado da PM. A magistrada observou que a banca examinadora não fundamentou os atos de correção de prova discursiva quando foi provocada por meio de recurso administrativo.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

O homem se inscreveu para o concurso público da PM do Estado de Goiás, para o cargo de soldado de 3ª classe e, após etapas do certame, foi convocado para a prova discursiva. Ao obter o resultado dessa prova, o candidato não concordou com a sua pontuação e argumentou que a banca examinadora retirou pontos consideráveis sem, no entanto, fundamentar os atos de correção.

Mesmo interpondo recurso administrativo, o candidato não conseguiu reverter sua situação e ainda argumentou que o indeferimento de seu recurso foi feito sem qualquer tipo de fundamentação e motivação. Por este motivo, o homem acionou a Justiça para que pudesse prosseguir nas demais etapas do certame.

Ao apreciar o caso em sede de liminar, a juíza Zilmene Gomide da Silva deferiu o pedido para determinar a reserva de vaga do candidato. A magistrada ressaltou que os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos.

Dessa forma, registrou a juíza, o ato de reprovação do candidato em concurso público nas fases em que há critérios subjetivos a serem avaliados, devem necessariamente serem motivados, "sendo vedada sua realização segundo critérios subjetivos do avaliador, bem como a ocorrência de sigilo no resultado do exame, sob pena de violação dos princípios da ampla defesa e da impessoalidade", disse.

O advogado Agnaldo Felipe do Nascimento Bastos (Agnaldo Bastos Advocacia Especializada) representa o candidato.

Veja a decisão.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas