MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato aprovado em concurso terá vaga reservada até fim de litígio
Concurso

Candidato aprovado em concurso terá vaga reservada até fim de litígio

Na Justiça, ele conseguiu liminarmente a participação no concurso nas vagas reservadas a negros, mas, mesmo aprovado, não foi nomeado.

Da Redação

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Atualizado às 09:22

União deve reservar vaga de policial rodoviário Federal a candidato negro aprovado após curso de formação, resguardando o direito do autor em caso de procedência do pedido de nomeação na Justiça. Assim determinou o juiz Federal Anderson Santos da Silva, da 2ª Vara Federal Cível da SJDF, ao deferir parcialmente tutela provisória.

 (Imagem: Pexels)

Candidato aprovado terá vaga reservada até fim de processo judicial.(Imagem: Pexels)

O autor informa que, após conseguir liminar determinando que a comissão organizadora do concurso garantisse sua participação nas demais fases do certame em igualdade de condições com os demais candidatos autodeclarados negros, conseguiu aprovação no curso de formação; contudo, não foi nomeado no cargo público, ao fundamento de que não havia ordem judicial nesse sentido. Requereu, assim, a concessão de tutela de urgência para que seja nomeado e empossado no cargo.

 A banca e a União afirmaram que o autor somente prosseguiu no certame e participou de curso de formação por ordem judicial, e que não existe a figura da nomeação e posse precárias no direito brasileiro.

Ao examinar os documentos, o magistrado verificou que o autor foi submetido a curso de formação e aprovado, elemento que demonstra que tem as habilidades necessárias para o cargo.

Neste cenário, considerou o juiz, o pleito de nomeação e posse precária do autor passa a ter plausibilidade jurídica. Assim, deferiu parcialmente o pedido de tutela provisória para determinar à União que proceda à reserva da vaga no cargo de Policial Rodoviário Federal, resguardando o direito do autor em caso de procedência final do pedido.

A banca Bambirra, Merola e Andrade Advogados atua pelo candidato.

  • Processo: 1023271-74.2019.4.01.3400

Veja a decisão.

___________

t

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA