MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Policiais Federais empossados 13 anos depois terão anotação retroativa
Exame psicotécnico

Policiais Federais empossados 13 anos depois terão anotação retroativa

Aprovados em concurso público em 1997, os policiais só assumiram os cargos em 2010, após ação judicial que anulou o exame psicotécnico.

Da Redação

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Atualizado às 16:48

A 1ª turma do STJ determinou que a União realize a anotação retroativa do tempo de serviço de um escrivão e um agente da Polícia Federal que, aprovados em concurso público em 1997, só assumiram os cargos em 2010, após ação judicial que anulou o exame psicotécnico no qual haviam sido reprovados por "ausência de motivação" e "critérios preconceituosos".

Em primeira instância, a União foi condenada a integrar os autores do processo aos quadros da PF, com efeitos sobre a "contagem do tempo de serviço" e "pagamento dos salários" a que teriam direito se tivessem ingressado na época do certame. O TRF da 4ª região, porém, substituiu o pagamento dos salários por uma indenização - e o acórdão transitou em julgado.

No entanto, ao cumprir a sentença, a União considerou que, com a troca do pagamento dos salários pela indenização, estava dispensada da anotação retroativa do tempo de serviço - tese que, embora afastada pelo juiz de 1º grau, fora acolhida pelo TRF-4.

No recurso ao STJ, a defesa alegou "violação à coisa julgada", uma vez que o acórdão proferido não alterara a sentença no tocante à contagem do tempo de serviço.

 (Imagem: Jose lucena/Futura Press/Folhapress)

Policiais federais aprovados em 1997 terão anotação retroativa no tempo de serviço.(Imagem: Jose lucena/Futura Press/Folhapress)

Conforme o voto do ministro Sérgio Kukina, relator do caso, a Corte admitiu a ocorrência da violação, deu provimento ao recurso e restabeleceu a decisão inicial. "No exame que fiz das recursais, cheguei à percepção de que efetivamente a razão assiste às partes recorrentes", declarou o ministro.

"Tem-se que o acórdão recorrido, ao acolher a recalcitrância da União em dar cumprimento ao comando judicial, efetivamente está a ofender os limites resultantes da coisa julgada, em contexto, portanto, que recomenda a modificação do acórdão regional", complementou o ministro.

De acordo com Julio Brotto, do Dotti Advogados, que representa os policiais federais juntamente com Vanessa Scheremeta, o caso é relevante porque os autores já haviam proposto uma ação anterior para anular o teste psicotécnico, que fora repetido com as mesmas nulidades - o que levou ao ajuizamento de nova ação. 

"Além disso, geralmente o STJ não revisa os limites da coisa julgada por implicar revisão de fatos e provas. Todavia, corretamente reconheceu que neste caso tratava-se simplesmente de aplicar a lei aos fatos fornecidos pela Corte local - o que é questão tipicamente de direto", enfatizou Brotto.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas