MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como é o concurso da Polícia Legislativa Federal?

Como é o concurso da Polícia Legislativa Federal?

Se você pretende realizar o concurso da Polícia Legislativa Federal, é crucial se preparar com foco e dedicação. Isso vale para todas as etapas, tanto de prova escrita quanto física e mental.

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Atualizado às 08:47

O Concurso da Polícia Legislativa Federal pode ser a grande chance de conseguir o tão sonhado cargo em 2023. Isso porque, o Senado Federal, em 23 de agosto de 2022, publicou o edital do concurso, que está sendo realizado pela banca FGV.

Inclusive, o edital prevê 7 vagas para Policial Legislativo, além de 174 vagas de cadastro reserva, com remuneração de R$ 19.647,95.

Mas, com certeza, você já deve saber dessas questões, não é mesmo? Contudo, o que gera dúvidas em muitos concurseiros é como funciona esse certame.

Até porque, por ser um cargo exclusivo para o Senado Federal, em Brasília, esse concurso possui menos informações do que outros, como juiz de direito ou Polícia Federal, por exemplo.

Então, para te ajudar com essa prova, preparamos esse conteúdo com tudo que você precisa saber sobre o concurso da Polícia Legislativa Federal. Siga a leitura e confira a seguir.

Concurso da Polícia Legislativa Federal

O Concurso da Polícia Legislativa Federal vem chamando a atenção de muitos concurseiros, devido a remuneração inicial, de quase R$ 20.000,00. Além, é claro, de ótimos benefícios.

Apesar de exigir nível superior, não há previsão de área de estudo para concorrer. Ou seja, todos os que tiverem ensino superior, podem disputar uma das vagas.

Tal qual, não há fixação de idade máxima para participar, tampouco são todos os cargos que exigem teste de aptidão física. Ademais, as opções de funções são amplas.

De acordo com a Agência Senado, em conteúdo publicado em 30 de agosto de 2022, o Policial Legislativo Federal pode ter funções como investigação, revista, perícia ou inteligência.

Além disso, também deve atuar na defesa dos senadores e outras autoridades por todo o Brasil.

Com tantas vantagens, é crucial se preparar de forma eficaz, para alcançar a aprovação, afinal de contas a concorrência deve ser grande.

Nesse sentido, veja a seguir quais os requisitos básicos, além dos já citados, para ocupar este cargo.

Para terminar, falaremos sobre alguns detalhes das etapas do concurso da Polícia Legislativa Federal, para te ajudar com o planejamento de estudos.

Requisitos para o cargo de Policial Legislativo

Se você quer participar do concurso da Polícia Legislativa Federal, atuar nesse cargo e ter todos os direitos e deveres que dele vem, é preciso preencher alguns requisitos básicos.

Aliás, são normas pré-estabelecidas pela Constituição brasileira, para todo e qualquer concurso de nível nacional. Veja:

  • Ser brasileiro;
  • Estar quite com os deveres eleitorais, militares e em gozo dos direitos políticos;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Comprovar boa saúde mental e física.

Além destes, para preencher o cargo, o agente também precisa ter ensino superior em qualquer área de atuação. Ademais, é preciso ser idôneo e ter carteira de motorista da categoria B.

Por fim, vale lembrar que o órgão vai realizar a busca por antecedentes criminais dos aprovados. Caso haja registro válido, a pessoa não poderá ingressar no cargo, ainda que tenha sucesso em todas as fases anteriores.

Dito isso, chegou a hora de conhecer as etapas e como funciona o concurso da Polícia Legislativa Federal. Siga conosco e veja nos próximos tópicos.

Etapas do concurso da Polícia Legislativa Federal

O concurso para o cargo de Policial do Senado Federal exige conhecimento e aptidão física e mental da pessoa. Com isso, o concurso possui três etapas. Veja os principais detalhes sobre cada uma. 

1. Prova objetiva

A primeira é a prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha. O conteúdo do edital abrange matérias gerais como língua portuguesa, raciocínio lógico e estratégica. Além disso, também é preciso saber questões de administração, direito constitucional e direito administrativo.

Já os conteúdos específicos abrangem disciplinas como direito penal, processo penal, direito digital, direitos humanos, criminalística e informática. Ademais, também há questões de normas e outros conteúdos com relação à área de atuação.

Dessa forma, vale lembrar que para um bom resultado na prova objetiva, é ideal ler cada detalhe do edital. Com isso, você deve avaliar o peso de cada matéria e planejar uma rotina de estudos.

2. Prova discursiva

Após a prova objetiva, o agente deve realizar a prova escrita. Em regra, a prova discursiva é feita no mesmo dia da prova objetiva. Ela abrange questões de conhecimentos gerais.

O conteúdo deve ter previsão no edital do certame. Por sua vez, as respostas devem ser feitas em até 10 linhas, para cada pergunta.

Em seguida, há também uma questão com foco na área de atuação. Dessa vez, a resposta deve ser feita em até 30 linhas.

3. Teste de aptidão física

Caso haja a aprovação nas provas objetivas e discursivas, o candidato à vaga na Polícia Legislativa Federal deve realizar o Teste de Aptidão Física. Os exercícios variam de acordo com o sexo e também possuem previsão no edital de cada certame.

No entanto, há alguns que não costumam faltar em testes como estes.São eles:

  • Flexões em barra;
  • Flexões abdominais;
  • Corrida;
  • Flexões de braço.

Ou seja, caso ainda não seja rotina em sua vida, passe a se preparar desde já. Além do mais, a prática de exercícios intercalada com os estudos, aumentam sua capacidade de memorização do conteúdo.

Conclusão

Ser um Policial Legislativo é uma carreira muito promissora e que tem ótimas vantagens. Além da remuneração, o agente também pode receber horas extras e diárias, caso faça viagens à trabalho.

No entanto, tais vantagens também exigem muita responsabilidade. Por essa razão, a prova possui três etapas que avaliam a capacidade física e intelectual da pessoa, para ocupar um cargo tão importante.

Por isso, se você pretende realizar o concurso da Polícia Legislativa Federal, é crucial se preparar com foco e dedicação. Isso vale para todas as etapas, tanto de prova escrita quanto física e mental.

Assim, para se preparar de forma eficiente, você deve fazer um cronograma de estudos, ler todo o edital e não deixar de cuidar da saúde.

Agnaldo Bastos

Agnaldo Bastos

Advogado atuante no Direito Administrativo, especialista em causas envolvendo concursos públicos e servidores públicos, Sócio Proprietário do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca