MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Má-fé: Justiça condena homem que desistiu de ação contra banco
Multa

Má-fé: Justiça condena homem que desistiu de ação contra banco

Para o magistrado, o autor "sabidamente tinha ciência da improcedência de seus pedidos".

Da Redação

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Atualizado às 09:19

O juiz de Direito Robert Lopes de Almeida, da 5ª vara Cível de Betim/MG, condenou um homem por litigância de má-fé após ele desistir de ação contra banco. Para o magistrado, o autor "sabidamente tinha ciência da improcedência de seus pedidos".

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

O consumidor buscou a Justiça com o objetivo de declarar a inexistência de um contrato bancário que originou débito nos cadastros de restrição ao crédito. Ele também pedia indenização por danos morais.

A financeira, em contrapartida, sustentou que o débito tem origem em um contrato formalizado para o financiamento de uma moto. Aduziu, ainda, que o contrato é válido, já que foi contratado pelo autor.

O homem, então, peticionou manifestando pela desistência do direito no qual se funda a ação e pediu a extinção do feito.

O banco, por sua vez, pugnou pela condenação da parte autora em litigância de má-fé.

Na análise do caso, o juiz disse que embora seja possível a parte autora renunciar ao direito em que se funda a ação, litiga com má-fé a parte que, sabidamente sem razão, subverte por completo a veracidade dos fatos, com o único intuito de obter vantagem indevida.

"No caso, o autor, após a defesa apresentada pelo réu, na qual carreou documentos que comprovam a existência da relação jurídica entre as partes, pediu a desistência do direito que se funda ação, já que o promovente sabidamente tinha ciência da improcedência de seus pedidos."

Assim, homologou a renúncia à pretensão formulada na ação, extinguiu a demanda e condenou o autor ao pagamento de multa por litigância de má-fé em valor equivalente a 5% sobre o quantum atualizado da causa.

O juiz ressalvou que a multa da litigância de má-fé não está abrangida pelo pálio da gratuidade judiciária, de sorte que não há suspensão de sua cobrança.

A causa é patrocinada pelo escritório Parada Advogados.

  • Processo: 5019026-14.2019.8.13.0027

Leia a decisão.

______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas