MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Aurélio critica STF por ressuscitar Lula politicamente
Eleições 2022

Marco Aurélio critica STF por ressuscitar Lula politicamente

Para ministro, Supremo ficou fragilizado com decisão sobre suspeição de Moro. Ministro espera não se defrontar com "Lula x Bolsonaro" em 2022.

Da Redação

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Atualizado às 10:43

Em entrevista exclusiva concedida ao Migalhas, o ministro Marco Aurélio falou sobre as expectativas para as eleições de 2022. O ministro criticou a polarização de 2018 e afirmou que o STF ressuscitou Lula politicamente.

Ao tratar da Lava Jato, o ministro criticou a decisão do Supremo pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro - que, para ele, fragilizou o tribunal.

Revelou, por fim, o que acredita ser o melhor caminho para o país no próximo pleito eleitoral: uma terceira via.

Assista à entrevista: 

O ministro criticou a decisão do Supremo que acabou levando à estaca zero os processos do ex-presidente Lula. Julgamento se deu em abril, quando o plenário, por 8 a 3 (ficando vencidos Marco Aurélio, Luiz ux e Nunes Marques), declarou a incompetência da vara de Curitiba para julgar os processos de Lula. 

"Surge o processo-crime e a defesa do processo-crime. Esse processo-crime passa pela revisão de órgãos. Houve a revisão do TRF-4, houve a revisão pelo STJ. (...) Mas de repente, (...) se deu o dito pelo não dito, e se retroagiu à estaca zero. Indaga-se - avançamos? Em termos civilizatórios, em termos de organicidade do Direito? A meu ver não, retroagimos."

O ministro também diz que a polarização que tivemos em 2018 é ruim, e que muita gente votou no presidente eleito porque não queria a volta do PT, e que o episódio da facada, com a postura de vítima do então candidato, também contribuíram para a eleição. Mas destaca que, uma vez eleito, é preciso respeitar as regras e aguardar o próximo pleito.

"O que nós precisamos é aprender a respeitar as regras estabelecidas. Paga-se um preço por se viver em um Estado Democrático de Direito. É módico, está ao alcance de todos. O respeito irrestrito ao arcabouço normativo, à ordem jurídica. E aguardar o cumprimento dos quatro anos."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas