MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL proíbe planos de saúde de exigir consentimento de marido para DIU
DIU | Planos de saúde

PL proíbe planos de saúde de exigir consentimento de marido para DIU

O preenchimento de um termo de consentimento seria necessário para que os convênios cobrissem o procedimento, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Da Redação

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Atualizado às 17:55

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2.719/21, que proíbe que planos de saúde de exigir consentimento do companheiro para a inserção de DIU em mulheres casadas, em união estável ou qualquer forma de relacionamento afetivo.

O projeto é uma resposta ao que foi divulgado em reportagem da Folha de S.Paulo – alguns planos de saúde estavam exigindo o consentimento do maridos para realizar o procedimento de inserção do DIU.

 (Imagem: Unsplash)

(Imagem: Unsplash)

O autor do projeto de lei é o deputado Ricardo Silva. O parlamentar frisou em sua justificativa que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição Federal de 1988, “não cabendo ao homem o direito de interferir na liberdade da mulher em escolher engravidar ou não, mediante expressão de consentimento na inserção de métodos contraceptivos”.

Agora, o projeto aguarda o despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. 

Procon

Após a repercussão da reportagem da Folha de S.Paulo, o Procon/SP pediu explicações para 11 planos de saúde a respeito desta conduta. Foram questionadas as empresas Amil, Bradesco Saúde, Central Nacional Unimed, Notre Dame, Omint, Porto Seguro Saúde, Qsaúde, Sompo Saúde, Sul América, Unimed Seguros e Vision Med (Golden Cross).

“Algumas seguradoras estão exigindo consentimento do marido para reembolsar inserção do DIU em mulheres casadas. A prática é abusiva, ilegal, descabida e afrontosa à condição e dignidade da mulher. Nós estamos notificando essas empresas para saber quais fazem essa imposição absurda”, explicou Fernando Capez, diretor executivo do Procon/SP.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...