MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara analisará PL que garante autonomia na escolha de contraceptivos
Câmara dos Deputados

Câmara analisará PL que garante autonomia na escolha de contraceptivos

Projeto em tramitação na Casa propõe que estabelecimentos que, sem justificativa, impedirem ou dificultarem o acesso a métodos contraceptivos sejam multados.

Da Redação

domingo, 20 de março de 2022

Atualizado às 13:18

Está em análise na Câmara dos Deputados o PL 2.889/21, do Senado, que proíbe os planos de saúde de exigirem o consentimento de cônjuge ou companheiro para que mulheres utilizem métodos contraceptivos.

 (Imagem: Unsplash)

Câmara deve analisar autonomia da mulher na escolha de contraceptivos.(Imagem: Unsplash)

Pelo texto, operadoras e estabelecimentos que, sem justificativa, impedirem ou dificultarem o acesso aos métodos de planejamento familiar estarão sujeitos a multa. O projeto revoga ainda trecho da Lei do Planejamento Familiar, que exige o consentimento de ambos os cônjuges para esterilização voluntária.

Para a autora do projeto, senadora Nilda Gondim, "a exigência das operadoras não deixa de ser uma forma de estímulo à violência doméstica, mais especificamente à violência sexual, que, segundo a Lei Maria da Penha, pode ser perpetrada por conduta que impeça a mulher de usar método contraceptivo".

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Informações: Agência Câmara de Notícias

 

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas